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ecoturismo na hotelaria

Descubra como aproveitar a tendência do Ecoturismo na Hotelaria

Aproveitar a tendência do ecoturismo na hotelaria é mesmo uma boa ideia. Especialmente no período pós-restrições, é natural que as pessoas estejam ansiosas para voltar a praticar as atividades de lazer, o turismo principalmente. Viajar está nos planos de muita gente! Por isso, é fundamental planejar a atuação do hotel para colher bons frutos nesse sentido.

Pensando nesse assunto, vamos apresentar quais são as tendências de Turismo pós-pandemia, para você ficar por dentro, além de mostrar por qual razão o ecoturismo promete estar em alta. Além disso, vamos dar dicas de quais estratégias podem ser usadas para obter resultados excelentes e atrair mais hóspedes para o hotel. 

Então, se você está focado na missão de melhorar a sua gestão hoteleira e melhorar o desempenho do negócio, está no lugar certo: continue lendo e saiba mais! 

Quais são as tendências de Turismo pós-pandemia?

Prever o que está por vir é uma boa forma de conseguir se planejar e sair na frente para aproveitar as oportunidades e se manter competitivo no mercado. Sendo assim, separamos as principais tendências do Turismo pós-pandemia, com base na publicação da PANROTAS, que expõe os dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Vamos conferir!

Evolução da demanda

A primeira tendência marcada na revista é a evolução da demanda: pessoas vão procurar destinos mais próximos de casa, gerando um aumento nas chamadas viagens domésticas. O planejamento das viagens também promete estar em alta, ou seja, as pessoas vão pesquisar mais antes de viajar.

Por conta das aglomerações, os destinos ao ar-livre ganham destaque. Mas falaremos disso mais tarde. Podemos citar, ainda, o aprimoramento das tecnologias para turismo, o apoio aos colaboradores — mudando a forma como as empresas operam — e as parcerias com a comunidade local em alta!

Saúde e Higiene

Esse tópico não poderia ficar de fora, afinal, a segurança sanitária está no topo das preocupações de grande parte da população mundial nesse momento. Dessa forma, a consciência sobre as boas práticas de higiene para manter a saúde geral devem ser consideradas na hora de pensar na retomada do Turismo.

Nesse sentido, podemos juntar o planejamento das viagens, com a tendência de viagens domésticas e com a preocupação com a saúde. Afinal, quem quer ficar em outro país impedido de voltar para seu local de origem, por exemplo? Então, ficar por dentro do que os especialistas em saúde estão prevendo também é indispensável!

Inovação e Digitalização

A tecnologia avançou mais do que nunca durante a pandemia. Esse fenômeno é um tanto quanto inteligível: as pessoas precisaram se adaptar e fazer as coisas de longe. Então, os negócios tiveram que utilizar recursos tecnológicos para atender essa demanda e pensar em novas formas de fazer as mesmas coisas.

Observe a quantidade de meios de pagamento para hotéis oferecidos atualmente. Reservas online, check in online, pagamento por diversos meios, inclusive QR Codes, links, enfim. Essa realidade pode ser vista nos aeroportos, sem mencionar a ascensão do turismo virtual. Mentalidade inovadora e digitalização: essa dupla chegou para ficar! 

Sustentabilidade

O comportamento do consumidor foi muito afetado pelo período de distanciamento social, como pudemos constatar até aqui. A sustentabilidade é um dos fatores que se destaca, tanto em sentido organizacional quanto no ambiental e social. As pessoas estão pensando mais no meio ambiente ou, pelo menos, no impacto que suas ações pode ter. 

Sendo assim, o investimento em práticas sustentáveis também é uma tendência que deve ser acompanhada bem de perto pelo hotel. Afinal, os clientes cada vez mais querem se identificar com as marcas que consomem, pesquisando sobre suas ações e posicionamento em assuntos importantes como esse. 

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Por que investir em Ecoturismo na Hotelaria?


O que combina com turismo na natureza, ao ar livre e com foco em sustentabilidade? Isso mesmo: o Ecoturismo!

Foi notado o crescimento dessa Cultura Ecológica entre os brasileiros desde 2019. Uma pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) colocou isso em destaque. Você pode conferir o resumo dos dados e informações a respeito também em publicação da PANROTAS

Com toda a potencial sustentabilidade do Ecoturismo, atividades em pequenos grupos são uma grande aposta para a retomada do Turismo no pós restrições. É comum que esse tipo de turismo também desenvolva a comunidade local, o que vai ao encontro de outros aspectos mencionados acima nas tendências.

Então, se você não estava considerando planejar o hotel nesse sentido, é hora de prestar mais atenção e começar já, pois o Ecoturismo será muito procurado! 

Como atrair mais hóspedes para o hotel? 

Quando pensamos em fazer uma estratégia para atrair mais hóspedes para o hotel, devemos focar nessas tendências, afinal, o comportamento do consumidor deve ser considerado para traçar os melhores planejamentos, focando em resultados prováveis e sólidos. O movimento do mercado também é um critério. A seguir, algumas dicas, confira! 

Foque na segurança sanitária 

O primeiro ponto importantíssimo é garantir que as medidas de segurança sejam respeitadas. Além de ficar por dentro das recomendações das autoridades no assunto, acompanhar as estatísticas e regras da sua região também é fundamental. Sendo assim, você deve deixar claro quais são os protocolos sanitários para colaboradores e hóspedes.

As pessoas estarão, mais do que nunca, buscando diversão sem deixar de lado a segurança sanitária. Ninguém quer ficar doente ou levar contaminação para dentro de casa. Sendo assim, essa é realmente a primeira preocupação que você deve ter, utilizando as informações sobre as medidas para atrair os turistas a um local seguro. 

Apresente as medidas como diferencial

Não deixe de investir em equipamentos para que as medidas possam ser, de fato, respeitadas. Feito isso, é possível divulgar o hotel com base nesses investimentos, mostrando aos potenciais hóspedes que é um hotel seguro.

Além de máscaras e álcool em gel 70%, que tal investir em lavabos, sinalização para distanciamento, cartazes e adesivos informativos, treinamento para colaboradores etc.? Esse é, sem dúvida, um diferencial que o hotel deve oferecer! 

Trace uma estratégia de marketing digital 

A presença online é o segundo fator que o gestor do hotel precisa considerar. Ao contrário do que muitos pensam, uma estratégia de marketing digital não é aplicável apenas para grandes negócios. Independentemente do tamanho do hotel, é essencial que ele esteja onde as pessoas o buscam: na internet.

Principalmente durante a pandemia, as pessoas começaram a buscar muito mais informações online. Essa já era uma tendência que se intensificou, como vimos. Dessa forma, o hotel precisa garantir um planejamento que contemple as redes sociais e também buscadores, como o Google. Falaremos um pouco mais disso a seguir! 

Aprenda sobre SEO e SEO Local

Você já ouviu falar em SEO? Essa sigla significa Search Engine Optimization. Essa é uma prática de marketing digital que consiste em conquistar os melhores lugares de busca em resposta a uma pesquisa de interesse. Um exemplo bem prático é o seu hotel ser o primeiro a aparecer no Google quando alguém busca por “hotel + região”. 

Isso faz toda a diferença, afinal, as pessoas tendem a clicar nas primeiras páginas que aparecem, buscando mais informações e contratando os produtos ou serviços em questão. Você pode, inclusive, trabalhar essa técnica localmente. Uma boa ideia é fazer marketing e conteúdo. Que tal pesquisar mais sobre esses termos e melhores práticas?

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Use as redes sociais certas para hotel

Redes sociais: elas invadiram o mundo dos negócios! Entretanto, não caia no erro de entrar em todas as redes sociais e não produzir material de qualidade para nenhuma delas. O ideal é você utilizar o perfil do seu consumidor ideal (as personas, do planejamento estratégico de marketing) para determinar quais são os espaços online mais interessantes.

Outra dica de ouro é o benchmarking, ou seja, verificar quais são as práticas de sucesso de mercado, olhando cases de hotéis conhecidos e até mesmo dos seus concorrentes para verificar os resultados e analisar se a estratégia se aplica ao seu hotel, adaptando e medindo a progressão das ações implementadas por meio de indicadores hoteleiros

Faça parcerias com os aparelhos do ecoturismo 

Falando especificamente de como explorar a tendência do ecoturismo, vale a pena se conectar com os fornecedores de serviços desse setor na sua região, estabelecendo contato com operadoras de turismo, por exemplo, para fazer parcerias. Investir no turismo receptivo é uma excelente ideia! Nos próximos tópicos, temos mais algumas dicas, veja! 

Transporte 

Na prática do ecoturismo, os destinos podem ser afastados ou de difícil acesso. Sendo assim, se o hotel oferece parcerias de transporte, pode aumentar sua quantidade de reservas, visto que é menos uma coisa para o turista se preocupar. Nesse sentido, os pacotes já com as atrações são muito procurados.

Justamente por isso, recomendamos a parceria com operadoras de turismo, que podem incluir o seu hotel dentro das vendas, especialmente se você tiver contatos com os aparelhos turísticos da região, o que pode melhorar a experiência do cliente em diversos níveis. 

Atrativos turísticos 

Dunas, cachoeiras, florestas e todas as atividades que esses ambientes ecológicos podem comportar: esportes radicais, acampamento, mergulho… enfim! Há realmente um mundo de opções. Quais são os atrativos mais procurados na sua região? Como estão as reservas e quanto custa o ingresso?

Você já cogitou fazer uma parceria com essas organizações para que os hóspedes do seu hotel obtenham algum benefício, desconto ou exclusividade? Pense no que você pode oferecer em troca, coloque esse diferencial no preço da sua diária, analise a viabilidade e negocie! 

Guias de turismo 

Quem são as pessoas que tem contato com mais turistas, podendo inclusive recomendar o seu hotel? Isso mesmo, os guias de turismo! Eles são as pessoas mais indicadas para acompanhar grupos de turistas na região, explicando história e cultura local (essa é mais uma oportunidade de parceria). Dessa forma, são fontes confiáveis de informação.

Se você está em um local desconhecido e está acompanhando alguém que sabe tudo sobre a região, não vai seguir a recomendação dele sobre onde ficar? Muito provavelmente. A gestão do hotel pode e deve estudar comissões para indicações, incentivando esses profissionais na parceria. 

Ofereça programas de fidelidade 

Essa ideia da indicação, você achou interessante? Então por que não estendê-la aos hóspedes? Quem gosta do passeio, recomenda ele. O mesmo vale para a estadia. Então, além de planejar um bom programa de fidelidade para quem volta ao hotel, não deixe de pensar no relacionamento com o cliente nesse sentido.

Você pode recompensar o seu hóspede por uma boa avaliação em um site classificador de hotéis, enviar cupons de desconto e mensagens em datas especiais, felicitando e avisando das promoções. Para isso, adicione e-mail marketing nos estudos sobre estratégia de marketing digital que indicamos acima e aprenda a usar diversos canais comunicativos. 

Trabalhe a experiência do cliente 

A estratégia de customer experience está super em alta em todos os setores. Então, na hotelaria não é diferente. Ao aplicar técnicas de relacionamento com o cliente, você está focando na experiência dele. Ao pensar em oferecer medidas de segurança, como conversamos mais acima, também. O que mais pode ser feito? 

A ideia aqui é ressaltar o quanto o hotel pode ir além do lugar comum. O atendimento excelente é o básico. Por meio de um cadastro dos colaboradores, você pode saber datas especiais e preferências. É fundamental fazer algo para surpreender os hóspedes positivamente. Essa deve ser a cultura do hotel, partindo de todos os colaboradores!  

Capriche no atendimento e equilibre os custos

Embora algumas regalias possam ser concedidas, o atendimento diferenciado nem sempre tem a ver com aumento de custos. Uma experiência personalizada, receber a plena atenção do colaborador que fala com você, perceber que o hotel lembrou de um detalhe ou fez questão de fazer algo de uma forma especial faz toda a diferença. 

Modernize os processos do hotel 

A modernização dos processos do hotel, além de ser um fator para reduzir custos, tornar o negócio mais estratégico e aumentar a produtividade, também faz parte da boa experiência do cliente. O check in online é um bom exemplo de recurso que facilita e muito a vida de todo mundo envolvido na reserva! 

Oferecer um atendimento excelente também é sobre contar com uma boa ferramenta de gestão hoteleira, que integre os setores. Seja para desenvolver o ecoturismo na hotelaria, seja para alcançar qualquer outro objetivo, é fundamental investir em tecnologia de ponta e especializada no negócio.

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A Silbeck não apenas oferece um sistema de gerenciamento hoteleiro para melhorar as tarefas do dia a dia: ela foca no sucesso do negócio para tornar o hotel cada vez mais competitivo. Que tal conhecer as funcionalidades, os diferenciais e ter acesso a uma nova experiência de gestão? Entre em contato: vamos conversar!