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Guia completo para fazer uma boa gestão de hotel

Durante a pandemia de Covid-19, um dos setores mais afetados foi o Turismo. Afinal, com o isolamento social e outras medidas de segurança, as pessoas foram impedidas de viajar, o que representou uma queda no faturamento de 59%. Com isso, foi preciso exercer com ainda mais cuidado a gestão de hotel.

Agora, durante a retomada, fazer uma boa gerência e repensar o negócio é fundamental para aproveitar as novas oportunidades. Para isso é importante entender o momento atual e tomar ações para o futuro.

No artigo a seguir, confira como a boa gestão de hotel faz uma grande diferença em períodos de crise. Além disso, veja as vantagens de desenvolver um bom plano de gerenciamento e como fazer isso em algumas dicas. Boa leitura!

A importância de uma boa gestão de hotel na pandemia

Realizar a gestão de hotel é um processo complexo, pois depende de diversos fatores. Afinal, a empresa deve estar alinhada em um determinado padrão, cuidando de cada detalhe para que o hóspede tenha uma boa experiência e decida retornar. Nesse sentido, todos os elementos do hotel devem estar em sincronia, por exemplo:

  • infraestrutura;
  • atendimento;
  • operações;
  • marketing.

Assim, é possível destacar sua empresa diante de outras do mesmo setor, especialmente em localidades turísticas onde há grande concorrência e períodos de faturamento sazonais. Contudo, para que isso ocorra, o principal aspecto do setor é contar que haverá turistas viajando, algo que foi impedido durante o período mais forte da pandemia.

No país, segundo a Agência Brasil, o prejuízo acumulado estimado alcança os R$ 962 bilhões. Mas felizmente, em 2021, já se inicia o período de retomada do setor, que prevê recuperação total para 2023.

Assim, é nesse período que se inicia uma nova fase para quem realiza a gestão de hotel. Isso porque não só é o momento para alcançar o faturamento perdido, como também de se reposicionar no mercado, adaptando-se a um novo perfil de consumidor.

As vantagens de fazer uma boa gestão de hotel

A preocupação em aplicar uma boa gestão de hotel é fundamental para acompanhar as mudanças desse setor tão dinâmico. Independentemente de ser um negócio familiar ou multinacional, vale a pena investir nela, a fim de não só se manter, mas crescer na área. A seguir, confira algumas vantagens de fazer um bom gerenciamento!

Organizar a empresa

Empresas de qualquer segmento funcionam melhor quando todos os processos são organizados. Assim, tanto a equipe de colaboradores quanto a gerência podem trabalhar com o mesmo objetivo e alcançar melhores resultados.

Construir uma marca de valor

É a partir da gestão que se pode implementar o brand management. Ou seja, fazer a gestão de marca para que o hotel seja visto pelos hóspedes com melhor valor. Nesse caso, a gestão é responsável por cumprir na prática o que o Marketing do hotel se compromete a fazer para os clientes.

Promover o relacionamento com os clientes

A gestão de hotel também envolve cuidar do relacionamento com os clientes. Por isso, quando ela é bem realizada, todas as ações implementadas conseguem chegar ao público almejado, seja para que se hospedem no hotel ou retornem.

Assim, mais do que aumentar o faturamento, a marca vai construindo uma ligação mais completa com o consumidor, pautada em um bom serviço e suas vantagens para ele, além dos vínculos afetivos criados a partir da experiência de estadia.

Incentivar a expansão da marca no futuro

Se você consegue realizar a gestão de hotel com sucesso, outra vantagem que pode obter é a expansão de sua marca. Nesse caso, isso se dá não só com a prestação de bons serviços e fidelização de consumidores, mas também devido a que, com maior faturamento, é possível expandir a atuação do hotel, inclusive abrindo mais unidades.

Dicas para fazer uma boa gestão de hotel

Agora que você sabe a importância de fazer a gestão de hotel com cuidado, confira os passos que deve seguir para obter bons resultados com o seu negócio!

Conheça seu hotel

Só é possível fazer uma boa administração quando você conhece o seu negócio. Portanto, o primeiro passo é entender em detalhes tudo sobre ele. Por exemplo:

  • a história do empreendimento;
  • sua infraestrutura;
  • para quem é destinado;
  • quanto é o faturamento e suas metas;
  • quem é a equipe;
  • como se dá a divulgação da marca;
  • qual é seu posicionamento no setor hoteleiro daquela região.

Já se a empresa está começando, é ainda mais importante estruturar um modelo de gestão que atenda ao plano de implementação, conforme as possibilidades do hotel. Assim, você evita cometer erros, que precisarão ser consertados depois, e usa melhor os recursos para iniciar bem a sua atuação no setor hoteleiro.

Profissionalize-se

Um gestor de hotel cuida de cada segmento que faz a empresa funcionar: desde as operações do dia a dia até a administração em si. Por isso é preciso preparo. Afinal, você deve entender cada área e saber se os colaboradores estão realizando bem suas funções.

Portanto uma boa dica é buscar profissionalização. Ou seja, não só estudar hotelaria e gestão, mas manter-se atualizado para entender melhor as transformações do segmento, do público e o que de novo pode ser implementado para tornar o seu hotel melhor.

Compreenda seu público

Conhecer o público que frequenta o seu hotel sempre foi um dos aspectos mais importantes para compreender como direcionar a gestão. No período durante e pós-pandemia, é ainda mais importante revê-lo e entender suas necessidades. Afinal, as pessoas poderão apresentar maiores preocupações, especialmente em relação à segurança e limpeza das instalações. Sendo assim, o cuidado com o serviço prestado deverá ser maior.

Outro ponto fundamental é que, depois de tanto tempo em isolamento, muitas pessoas que retornam às viagens têm altas expectativas em relação às experiências. Sendo assim, é interessante promover pesquisas e acompanhar estudos da área para saber o que elas esperam de uma estadia nesse novo período.

Além disso, é muito importante atualizar ou criar novas personas, para que se possa ter mais clareza sobre seu público. Assim, também é possível identificar novos nichos e fica mais fácil determinar o serviço prestado.

Prepare a sua equipe

Em tempos normais, a equipe do hotel é imprescindível para seu sucesso. Por isso, treinamentos, cursos e outras formações devem sempre ocorrer, para que você possa contar com profissionais de qualidade.

Já no período de pós-pandemia, será ainda mais necessário preparar esses colaboradores para o retorno dos hóspedes. Nesse caso, também pode ocorrer a necessidade de contratar novos talentos. Se for essa a situação, vale a pena investir em consultorias especializadas para que o processo ocorra de forma bem sucedida.

Crie uma experiência inesquecível

Uma boa gestão de hotel privilegia a experiência dos hóspedes. Assim, durante a retomada das atividades, vale a pena avaliar o que está sendo oferecido. Para isso, é interessante pesquisar mais a fundo entre os clientes como foi sua estadia e identificar sua visão sobre:

  • pontos a serem melhorados;
  • aspectos positivos e negativos;
  • o resultado da experiência como um todo e sua avaliação;
  • qual diferencial fez a pessoa optar pelo seu hotel.

Dessa forma, é possível chegar à definição de qual é a melhor experiência para a persona e como atendê-la, considerando os seus recursos.

Acompanhe o mercado e adapte-se

Já falamos da importância de acompanhar o mercado para um bom gestor. Porém, isso tem ainda maior peso depois de uma crise tão grande, como a pandemia. Nesse caso, é preciso ter atenção para identificar novas oportunidades e trazer novidades para o seu hotel.

Além disso, conhecê-las é fundamental para saber se a sua estrutura deverá ser adaptada. Aliás, isso tem a ver também com os novos hábitos do consumidor. Por exemplo, em 2020 o crescimento em entregas delivery aumentou quase 27% a nível global. Isso se deu pela facilidade de consumo e segurança que o sistema permitiu, em um momento de isolamento social.

Contudo, é uma tendência que não tende a desaparecer. Afinal, por suas facilidades, usar o delivery passou a ser parte da rotina das pessoas. Assim, ela também pode influenciar numa estadia de hotel.

Por exemplo, para hotéis que atendem hóspedes a negócios, que muitas vezes estão trabalhando e tem uma rotina agitada, o delivery pode ser uma forma de facilitar o dia dessa pessoa, especialmente se você não oferece todas as refeições ou tem um restaurante.

Já um hotel que atende famílias em férias, pode promover o delivery para atender pessoas que procuram aproveitar o quarto de hotel para descansar ou que ainda se sintam inseguras de frequentar áreas comuns do hotel com outras pessoas.

Nesse caso, o sistema abre caminho para outro aspecto importante da gestão, que é a possibilidade de parcerias. Isso porque você pode não contar com o investimento próprio, mas pode oferecer condições para fazer alianças de valor e tornar seu serviço ainda mais completo.

Por exemplo, é possível trabalhar com a divulgação de empresas que trabalham com delivery, criando condições vantajosas para os hóspedes. Além disso, também é possível oferecer espaço em seu hotel para que um investidor da área de gastronomia se instale ali.

Invista na presença online

De tempos em tempos, a sociedade muda e, com ela, também se transformam as formas de conversar com os consumidores. Hoje, estamos em uma sociedade digital, na qual estratégias de marketing online fazem grande diferença. Por isso, é fundamental investir em ser encontrado nos diversos canais.

  • Site: ter um site próprio e otimizado é uma excelente forma de apresentar a empresa e reforçar sua identidade.
  • Redes sociais: as redes sociais se tornaram a forma como as pessoas pesquisam e até adquirem produtos, por isso, vale a pena estar nas principais opções em que o seu público também frequenta, promovendo interação com ele e usando o espaço para suas campanhas.
  • Plataformas de turismo: com as facilidades e descontos, muitas pessoas procuram fazer reservas por uma OTA, como Booking ou Decolar. Por isso, é importante estar presente nessas plataformas para ser visto e promover reservas do hotel.

Use um software de gestão hoteleira

Para que todos os processos de um hotel funcionem e você possa realizar uma boa gestão, uma das principais ferramentas é contar com um software de gestão hoteleira. Isso porque ele permite a integração dos diversos setores do hotel, garantindo muitas vantagens, como:

  • melhor controle dos recursos financeiros do hotel;
  • otimização do tempo da equipe;
  • automação de processos manuais;
  • prestação de um melhor serviço, já que controla os detalhes da hospedagem;
  • oferecimento de serviços práticos para o cliente, como check-in online;
  • controle total e seguro sobre todas as informações dos hóspedes e dados internos da empresa.

Os benefícios de escolher o sistema de gestão da Silbeck

Utilizar um software ajuda muito na gestão de hotel, na medida em que você pode eliminar processos maçantes, ter acesso a informações relevantes e usar todas as facilidades que o programa permite para administrar melhor a sua empresa. Assim, pode visualizar melhor as tomadas de decisão no presente e futuro.

Mas para isso, é preciso contar com uma boa empresa, que possa desenvolver a solução ideal para o seu hotel, como a Silbeck. Afinal, acreditamos que para o seu hóspede ter a melhor experiência e você o melhor controle, nada deve ser burocratizado e demorado.

Por isso, desenvolvemos uma solução para que, independentemente do tamanho do seu hotel, você possa oferecer o melhor para os seus clientes e garantir que a rotina complexa de administrar sua empresa seja mais fácil. Para tanto, ela conta com recursos como:

  • front completo, para você cuidar de todo o processo de hospedagem;
  • smart check-in, para que o processo de registro seja mais rápido;
  • acesso aos dados do hotel de qualquer dispositivo;
  • camareira eletrônica, para administrar todos os quartos do hotel;
  • sPay, para que os hóspedes façam pagamentos rápidos e seguros pelo WhatsApp;
  • motor de reservas, para facilitar a reserva de quartos pelos seus hóspedes e aumentar as vendas;
  • web gestor, que ajuda você a cuidar de tudo e acompanhar os dados reais, mesmo à distância;
  • comanda eletrônica, para o serviço no seu restaurante ser melhor e mais eficiente.

Além disso, você conta com suporte 24 horas, em sete dias da semana, para garantir que todos os serviços estejam disponíveis quando você precisa. Afinal, com mais de 800 hotéis atendidos e 25 anos de experiência, nós entendemos o que você precisa e garantimos as melhores ferramentas para você usar a tecnologia a favor da sua gestão de hotel.

Com a pandemia, o setor de turismo foi um dos mais afetados. Mas agora, começam as ações de retomada e, para que isso aconteça com sucesso, é preciso realizar uma boa gestão de hotel. Nesse caso, seguir as dicas que apresentamos e contar com um bom software para facilitar o seu dia a dia são fatores fundamentais para você alcançar seus clientes e oferecer a eles a melhor experiência em hospedagem.

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