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Pagamentos para hotéis: entenda por que oferecer diversas opções para seus hóspedes

A jornada do seu hóspede começa muito antes de sua estadia, não é mesmo? E pensar em todos os detalhes desta jornada, garante-lhe uma experiência incrível no seu hotel. Os meios de pagamento para hotéis, são um fator decisivo para o hóspede na hora de fechar a reserva. 

Afinal, o hóspede quer conveniência e praticidade na hora de pagar – e quem não tem esses diferenciais pode ser vencido pela concorrência. 

Por isso é importante diversificar os meios de pagamento para proporcionar aos seus hóspedes uma experiência positiva.

Neste artigo, vamos te explicar o que são meios de pagamentos e como eles impactam na experiência do seu hóspede.

O que são meios de pagamento na hotelaria?

Os meios de pagamentos para hotéis são as formas que o hotel oferece para que o cliente pague a sua conta.

Houve um tempo em que as pessoas só podiam pagar com dinheiro em espécie ou cheque, mas as opções evoluíram para cartões de débito e crédito, boletos, transferências bancárias e os recentes pagamentos digitais. 

Hoje, as cédulas e moedas ainda têm seu lugar no mercado, mas o consumidor tem muitas formas de pagamento mais seguras e práticas

Há algumas décadas, as pessoas não imaginavam que poderiam apontar um celular para um QR Code e fazer um pagamento instantâneo, ou transferir dinheiro para qualquer conta bancária em segundos com alguns toques na tela. 

Agora essas tecnologias estão se popularizando e o mercado de meios de pagamento vem se expandindo cada vez mais.

Para os hotéis, é fundamental acompanhar a evolução das formas de pagamento e garantir o máximo de opções para atender às necessidades dos hóspedes. 

Afinal, comodidade é tudo na hora de pagar – e o processo precisa ser ágil, eficiente e sem fricção. 

Importância de oferecer diversas formas de pagamento

Obviamente, quem tem um hotel precisa ficar de olho nesses números para oferecer formas de pagamento compatíveis com as necessidades de seus clientes. 

Mesmo que um novo meio de pagamento tenha um custo extra para ser implementado, o investimento compensa pelo aumento das vendas e atração de novos clientes. 

Além disso, muitos consumidores simplesmente desistem da compra quando a loja não aceita determinados meios de pagamento.

Uma pesquisa da SPC Brasil mostrou que 41% dos brasileiros já deixaram de fazer compras em um estabelecimento que não aceitam cartões, por exemplo.

7 meios de pagamento para hotéis

1 – Boleto bancário

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais populares e também a mais democrática.

Basta ter convênio com um banco para emitir boletos com um código de barras e numérico e permitir que o cliente pague o documento como preferir.

O jeito mais fácil é pagar pelo internet banking, app do banco ou carteira digital.

2- Cartão de crédito

Esta talvez seja uma das formas de pagamento que oferece as melhores condições e facilidades para os seus clientes. Este método permite que a compra seja realizada sem que o cliente possua o valor total em mãos, mas, sim, crédito e limite disponível em seu cartão.

3 – Cartão de Débito

Atualmente, o cartão de débito se tornou a forma mais comum de “carregar” dinheiro e realizar pagamentos em compras diárias. Assim como com o dinheiro, a transação se dá de forma direta e imediata do cliente para o hotel, com o pagamento total sendo realizado à vista.⠀

4 – Pix

Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, também é um meio de pagamento que está sendo muito utilizado.

Ele faz parte dos pagamentos digitais em dispositivos móveis e permite que o cliente faça pagamentos à vista em segundos no e-commerce ou PDV.

Para isso, basta usar uma chave Pix ou um QR Code, e a hotel recebe o dinheiro na hora. 

5 – Transferência bancária

transferência bancária é uma forma de pagamento muito simples: você passa o número da conta da sua empresa para o cliente, que transfere ou deposita o dinheiro e envia o comprovante da operação.

É livre de taxas para quem recebe o pagamento, e o dinheiro entra em poucas horas ou, no máximo, no dia seguinte.

6- Cheque

A utilização de cheque é, atualmente, a menos popular dentre as formas de pagamento existentes. Alguns fatores atribuídos a isso são a substituição por métodos mais modernos e seguros de pagamento e a falta de credibilidade que ele transmite no mercado. ⠀

7. Link de pagamento

Por fim, o link de pagamento é uma solução prática para pagamentos digitais individuais.

Funciona assim: você cria um link direto para sua página de pagamento com os métodos oferecidos (Ex: boleto e cartão de crédito) e pode enviá-lo para o cliente por e-mail, redes sociais e WhatsApp.

Assim, o hóspede nem precisa ir até à recepção para pagar e você tem muito mais agilidade

Spay: Link de pagamentos da Silbeck

A gente precisa te contar que a Silbeck possui o Link de pagamentos, totalmente integrado com o sistema de gestão hoteleira. Crie um link de pagamento online personalizado e envie para os seus hóspedes como preferir. Você pode enviar pelo email de reservas, WhatsApp e pelas redes sociais. O hóspede realiza o pagamento via Pix ou cartão de crédito. E o pagamento cai diretamente no sistema para gestão hoteleira da Silbeck.

Assim, você ganha mais tempo para se focar em seus clientes, e eles podem se focar em curtir a estadia, sem nenhuma dor de cabeça.