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Por que o uso de tecnologia para hotéis é essencial para o negócio?

Antigamente, bons hotéis eram reconhecidos pelo serviço de qualidade, que podia conferir-lhes destaque no mercado. Atualmente, esse requisito ainda é essencial, mas para cumpri-lo, não basta apenas contar com uma equipe preparada e boas instalações, é preciso ir além e se adequar às novas necessidades dos clientes. Para isso, o uso de tecnologia para hotéis é fundamental.

No post a seguir, confira por que ela é tão importante e como influenciará os hotéis do futuro. Saiba também como aplicá-la em sua empresa. Boa leitura!

Afinal, por que a tecnologia para hotéis é tão importante?

O ano de 2022 começou como um importante momento de retomada hoteleira. Neste momento, além de um bom planejamento, será preciso atenção a diversos detalhes para reposicionar as empresas no mercado. Afinal, é agora que as pessoas vão retornar às viagens e, consequentemente, os desafios da pandemia começarão a ser superados.

Para isso, a tecnologia para hotéis vai ter um papel fundamental. Isso porque ela será o principal meio para que as empresas consigam atender ao novo consumidor, que é mais exigente, preocupado com a saúde e quase completamente digital.

Além disso, para continuar oferecendo um serviço de qualidade e acompanhar as tendências do setor, as tecnologias para hotéis serão um meio para que a rotina da empresa seja otimizada e todas as oportunidades possam ser avaliadas de forma mais rápida, a fim de serem aproveitadas. Aliás, essa tendência vai se estender para o futuro.

Como será os hotéis altamente tecnológicos do futuro?

Já há algum tempo, a tecnologia permite que hotéis promovam diversas comodidades, que garantem mais independência para o turista. Reservas e check-in por celular, por exemplo, é uma forma de simplificar todo o processo de recepção e facilitar um cancelamento de forma prática e menos burocrática. Mas além disso, há muito mais.

Quando pensamos no futuro, lembramos dos robôs e da alta tecnologia e isso não está muito longe de ser aplicado para os hotéis. Segundo a Melhores Destinos, o projeto The Hotel of Tomorrow já prepara o que está por vir.

Idealizado por mais de 300 especialistas em hotel, as apostas recaem principalmente na tecnologia, como meio para se alcançar uma experiência ainda mais única e valorizada. Por exemplo:

  • as camas serão projetadas para que o hóspede a configure da forma como quiser, mudando o colchão, o ambiente sonoro e as luzes;
  • mesmo dentro do hotel, os espaços abertos e a presença da natureza serão imprescindíveis para que o hóspede sinta a sensação de liberdade;
  • as redes hoteleiras poderão oferecer mais comodidade entre suas unidades, unindo seus serviços;
  • dispositivos eletrônicos, inclusive pessoais, serão usados para que o hóspede obtenha tudo o que necessita, sem lidar com funcionários humanos;
  • os serviços serão automatizados, com robôs e IOT trabalhando para servir os hóspedes quase instantaneamente em bares, restaurantes e outras dependências.
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Quais são as formas de aplicar tecnologia para hotéis?

Como você viu, a tecnologia para hotéis só tende a aumentar. É claro que nem todas as soluções já são aplicadas, pelo menos não em todos os lugares do mundo, mas a tendência é que não demore muito para que sejam mais acessíveis e se tornem populares.

A seguir, confira alguns usos da tecnologia que já são uma realidade e como aproveitá-las para a sua empresa!

Análise de dados

Cada vez mais o conceito de Business Intelligence tem sido aplicado em empresas, inclusive, de pequeno porte. Por meio de suas ferramentas, a análise de dados pode ocorrer de forma confiável, permitindo que gestores de hotéis saibam com mais precisão os impactos de suas tomadas de decisão.

Dessa forma, desde os dados dos hóspedes que frequentaram o hotel até o tipo de pessoa que entra em contato para uma reserva, todas as informações podem ser coletadas e analisadas, a fim de definir melhor quem é esse público e como quer ser atendido.

Quartos tecnológicos

A ideia de quartos tecnológicos é uma realidade, mesmo que em alguns aspectos. Por exemplo, sensores de iluminação para criar ambientes mais confortáveis, um cuidado com o som e seu isolamento, bem como TVs que podem conectar aparelhos dos hóspedes já são comumente usados para que a experiência de se hospedar envolva mais conforto e entretenimento.

Outra característica é a preocupação em adaptar os quartos do hotel para diferentes públicos. Ou seja, quartos pensados para atender tanto um casal, quanto uma família, como também uma pessoa a trabalho, oferecendo o máximo de conforto possível.

Personalização

Além da presença digital, que garante que a reserva possa ser feita tanto pelo site da empresa, quanto por aplicativos de hospedagem, a personalização vai bem além. Alguns hotéis disponibilizam aplicativos e totens, nos quais é possível agendar serviços, sem a necessidade de um funcionário, bem como acessar dicas sobre o que fazer na região.

Outros serviços incluem personalizar pequenos detalhes conforme os hóspedes. Algo já utilizado há algum tempo, mas que ganha uma nova importância para o consumidor de hoje. Por exemplo, preparar o quarto com acomodações específicas para crianças, antes da chegada de determinada família, ou ainda, oferecer a possibilidade de o hóspede personalizar seu café da manhã com antecedência.

Software de gestão

Para a administração, a tecnologia para hotéis é um passo à frente da concorrência. Por isso, o software de gestão ganha cada vez mais importância. Afinal, ele permite integrar diversos sistemas, para que o gestor possa ter uma visão ampla em como o hotel está funcionando.

Assim, analisando diversos indicadores, fica mais fácil saber o que está dando certo e o que precisa ser mudado. Além disso, é possível otimizar tarefas e receber resultados rápidos, o que permite que o hotel mude suas estratégias e se prepare com antecedência para a próxima temporada.

A tecnologia para hotéis vem sendo implantada já há algum tempo. Softwares de gestão, check-in online, aplicativos…Várias soluções já ganhavam espaço. Com a pandemia, a autonomia do hóspede e um maior foco na experiência de qualidade se tornaram prioridade. Assim, o que já era esperado para o futuro dos hotéis tornou-se ainda mais certo. Dessa forma, é fundamental que as empresas se preparem para aderir a diversas soluções para conquistar o público e superar a concorrência.

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