Todas as responsabilidades estão concentradas nas mãos do gerente geral, que é considerado a base para decidir o sucesso da hospedagem no mercado. O gerente geral é a pessoa que gerencia o departamento e coleta os resultados desejados de outros gerentes. Portanto, você precisa entender totalmente todas as áreas do hotel. Entenda como cada departamento opera. Compreenda os pontos fortes e fracos da empresa. Identificar as oportunidades e fragilidades do setor e saber fazer um diagnóstico confiável do mercado em que atua.
Ele define tarifas, gerencia despesas, lidera todos os departamentos e delega funções que exigem a conclusão de tarefas. Além de determinar as regras que seus subordinados devem seguir. Suas atividades devem sempre visar um mercado altamente competitivo. Portanto, o profissional deve manter um bom relacionamento com sua equipe, principalmente com os demais gestores. Só assim eles podem formular estratégias e diretrizes de lucratividade em conjunto.
Embora o gerente de hotel seja importante para o sucesso de meios de hospedagem, nem sempre está presente em pequenos hotéis e pousadas. Nesses estabelecimentos menores, são os donos que geralmente cuidam pessoalmente das atividades administrativas.
O cargo de Gerente Geral geralmente é preenchido por alguém com experiência significativa em sua área, que subiu na hierarquia ao longo do tempo; no entanto, algumas empresas podem contratar alguém que não tenha experiência anterior, mas tenha fortes credenciais relacionadas à hospitalidade ou gerenciamento.
Alguns requisitos que são importantes para ser um gerente geral:
- Postura exemplar.
- Conhecimento de línguas.
- Formação superior, ou, no mínimo, técnica, com domínio de processos administrativos do planejamento, organização, direção e controle das atividades operacionais, administrativas e financeiras do hotel.
- Experiência em gestão hoteleira (de departamentos do hotel, por exemplo).
- Conhecimentos de informática.
- Conhecimentos da rotina das operações do hotel e da gestão de recursos humanos.
- Capacidade para treinar e descobrir talentos
- Aptidão para trabalhar em equipe.

Algumas funções básicas de um gerente geral
- Planejamento: Desenvolver um orçamento operacional ou plano de marketing.
- Organização: Atribuir responsabilidades para a organização de um banquete ou de uma conferência.
- Pessoal: Recrutar, selecionar, orientar e treinar um novo gerente de departamento.
- Direção: Supervisionar o trabalho dos gerentes de cada área.
- Controle: Empreender ações corretivas quando os orçamentos não forem cumpridos.
- Avaliação: Avaliar até que ponto os planos de longo e curto prazos foram executados.
Habilidades esperadas:
Como um gerente de hotel é um profissional multitarefa com um grande número de responsabilidades e funções, espera-se que ele tenha certas habilidades para desempenhar bem seu trabalho.
Ele deve ter habilidades conceituais, pois precisa examinar e interpretar constantemente os dados e, com base nisso, determinar as ações necessárias.
Deve ter habilidades com as pessoas, pois estará interagindo com todos os tipos de hóspedes e funcionários: do mais novo ao mais velho, do mais flexível ao mais rígido, e deve sempre saber como melhor atendê-los.
As competências de gestão são também desejáveis, sendo capazes de identificar e responder às necessidades do dia-a-dia de um hotel.
Por fim, considerando que um gerente é responsável pela gestão de todo o hotel, ele também deve possuir capacidade técnica para identificar e buscar solucionar eventuais problemas operacionais com o negócio.
5 qualidades a serem consideradas na hora de contratar um gerente geral?
- Boa comunicação;
Ler, escrever, ouvir e falar são características indispensáveis. Além do português, os gerentes dos hotéis são aconselhados a falar outras línguas como o inglês. Repasse documentos importantes que ele precisa entender, como regras, instruções e manuais, às vezes em outro idioma. Além disso, Good Portuguese será muito útil ao detalhar fatos relacionados a hotéis em relatórios e e-mails.
- Sociabilidade;
Ser sociável é uma característica indispensável para os gestores. Nessa posição, é preciso desenvolver um bom relacionamento com todos os tipos de público, do jovem ao velho, do mais badalado ao conservador. Para isso, saiba tratá-los da melhor forma possível e tranquilizá-los.
- Organização;
Como o gerente do hotel é responsável pelo bom funcionamento de todos os aspectos do hotel, é preciso que haja uma certa organização para lidar com tudo sem deixar brechas. Pode ser útil estabelecer um cronograma para cada tarefa e compromisso diário.
- Sintonia com a equipe;
Como ele é responsável por todas as áreas do hotel, o gerente precisa manter a harmonia entre elas. A máquina só pode funcionar se todas as engrenagens estiverem funcionando ao mesmo tempo. O chefe de departamento ou gerente de área deve relatar todos os assuntos que requerem atenção do gerente geral.
- Liderança;
A liderança de hotel é uma das cargas mais importantes que você pode ter na carreira. Liderar é definir o rumo e a direção das coisas, é ser o motor por trás de tudo o que acontece em seu hotel.
Como líder de hotel, ele precisa agir como um exemplo para todos os funcionários do empreendimento. Deve ser uma pessoa que não apenas fala, mas faz também.
Agora você tem tudo na palma da mão para contratar o gerente geral do seu hotel e não errar na contratação! Espero que tenha gostado das dicas dessa semana.