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Dicas para preparar a retomada após a crise

Um dos setores mais atingidos pela crise é a hotelaria, com o cancelamento das viagens e o comércio parado, não há público para atender e, com isso, muitos proprietários e gestores optam por fechar o empreendimento. Muito se fala na crise, porém pouco se questiona no futuro após ela. Afinal, não é porque estamos em um momento de suspensão generalizada que precisamos ficar parados.  

Devemos aproveitar esse cenário para enxergar novas oportunidades e buscar o diferencial, que será destaque daqui pra frente. Os hotéis e pousadas que saírem na frente, de forma planejada e estratégica, são as que irão se recuperar mais rápido após a crise.

No artigo de hoje, vamos abordar algumas ações que você já pode ir executando, que te ajudaram neste momento de maneira mais produtiva, se preparando para retomada.

Se preparando para a retomada 

Com as ações emergenciais resolvidas e definidas e com todos os planos B/C/D em andamento, comece a pensar na fase de retomada.   

Esse período deve servir para o planejamento do retorno. Organizar estratégias apenas após a crise não trará a velocidade de reação necessária.   

Então o que você acha de aproveitar esse período para buscar soluções e caminhos que permitam você preparar o seu hotel para o tão esperado retorno das atividades? Separamos algumas dicas que podem ajudar. Confira:  

Utilize suas redes sociais

Ninguém duvida que os brasileiros são apaixonados pelas redes sociais, mas é mais interessante ver essa devoção toda traduzida em números. Estudo divulgado pela eMarketer nos coloca como os principais usuários de redes sociais em toda a América Latina, com números bem adiante do segundo e do terceiro colocados. E mais do que nunca, neste momento, os usuários estão conectados. Aproveite então para divulgar seu hotel nelas.

Ai vai algumas dicas que você pode começar a aplicar agora mesmo:

Faça promoções para atrair seguidores

Para atrair mais seguidores em suas redes sociais, muitos hotéis e pousadas fazem promoções em suas páginas como sorteio de diárias, ou algum brinde personalizado do hotel. Assim você consegue atrair mais pessoas para conhecer seu hotel ou pousada.

Utilize ferramentas para te ajudar

Caso você não tenha nenhum design ou uma agência de marketing para te ajudar na divulgação de imagens nas suas redes sociais, você pode encontrar na internet várias ferramentas que você pode utilizar para criar seus anúncios. E o melhor de tudo que algumas são gratuitas como o Canva que é um site de ferramentas de design grá­fico. Ele usa um formato de arrastar e soltar e fornece acesso a mais de um milhão de fotográficas, gráfi­cos e fontes. É usado por não-designers, bem como profissionais.

Revise a sua estratégia

A incerteza da recuperação da economia, a médio e longo prazo, da turbulência ocasionada pelo coronavírus, exigirá muita análise, cautela, objetividade e inteligência de empreendedores. 

É necessário refletir sobre suas atividades, trabalhando intensamente para o reforço de suas estratégias, como: 

Ampliação no número de clientes ou áreas de atuação: Com a redução da demanda, a forma mais eficiente de diminuir o impacto nas vendas é aumentar seu alcance. Em função disso, busque distribuir suas vendas em canais on-line como OTAS, operadoras, agências de viagem e no próprio motor de reservas e/ou site. 

Restruturação de preços: Em um momento de instabilidade econômica, os hotéis devem oferecer preços competitivos e que permitam manter a saúde do negócio.  

Reflexão necessária e imediata para questões econômicas financeiras: em tempos de crise, o melhor a se fazer é economizar. Garantir a disciplina diária de controle e contar com a ajuda da equipe, são uma das ações que podem ajudar a otimizar a margem de lucro do seu hotel neste período.  

Manter o foco nas oportunidades:  é preciso garantir as melhores estratégias para que seu negócio consiga se destacar em meio a competitividade do setor e com clientes mais exigentes. 

Prepare a sua estratégia comercial para o período de retomada 

Evitando o oportunismo e garantindo a boa reputação da marca e a satisfação do cliente, deixe campanhas prontas para comunicar-se com prontidão no momento oportuno.  

É necessário que seu hotel adote campanhas e ações inovadoras que serviram para contribuir para o conforto, satisfação e praticidade.  

Estas inovações não só podem como devem ser adaptadas para o cenário pós crise, potencializando suas chances atrair novos clientes e se destacar neste mercado competitivo.   

Qualifique os colaboradores

Em função da quarentena necessária, muitos colaboradores estão de férias ou em sistema de home office, então esse é o momento perfeito para investir no aperfeiçoamento. Indique cursos gratuitos que possam colaborar para a formação nesse período. Mantenha o relacionamento com eles durante a quarentena, isso é viável e possível com inúmeras ferramentas disponíveis no mercado. Faça reuniões constantemente, não deixe que percam o ritmo por estarem em casa.

Embora o momento ainda seja de muita incerteza para todos, não podemos ficar parado. Inovar e se preparar para o futuro garante que você tenha esperança de dias melhores.