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Como operar seu hotel durante a pandemia

Conduzir um hotel ou pousada em meio a uma pandemia está sendo um grande desafio. Em alguns estados como São Paulo e Rio de Janeiro, hotéis continuam fechados, o que gera uma certa preocupação. Mais para os hotéis que já estão operando, como passar confiança neste momento?

Qualquer orientação sobre o gerenciamento de negócios indica a necessidade de estar preparado para lidar com situações adversas e até extremas.

É injusto, porém, esperar que toda empresa esteja pronta para atravessar uma crise tão grave quanto a causada pelo novo coronavírus, que vem afetando todo o planeta e se alastrando pelo Brasil.

Por se tratar de algo que envolve a vida e a saúde de milhões de pessoas, o assunto vai além de fatores corporativos. É o momento de deixar para trás qualquer tipo de abordagem meramente comercial e focar o senso de comunidade para que, juntos, possamos superar a pandemia.

Ao mesmo tempo, a instabilidade e a incerteza de quando tudo ira voltar ao normal é a maior preocupação.

Embora o sentimento de preocupação seja justificado, é preciso respirar fundo, manter a calma e conduzir seu negócio local durante o coronavírus.

Pensando nesta caminhada, criamos este post com algumas dicas que podem ser uteis para sua gestão neste tempo de crise.

Respeite as regras locais

A primeira coisa que você deve fazer a cada dia é conferir as regras relacionadas ao distanciamento social, já que elas variam de região para região e sofrem alterações com frequência. De um dia para o outro, as recomendações de funcionamento podem mudar.

Seguir as precauções estabelecidas por autoridades competentes é fundamental para garantir a saúde de seus colaboradores e, de modo geral, da comunidade.

Além de colocar vidas em risco, desobedecer às regras de distanciamento é uma atitude que, além não gerar lucros significativos, vai manchar a imagem do seu hotel.

Preze pela saúde de todos

Mais do que nunca, a higienização será vista minuciosamente pelos hospedes. Siga as recomendações de limpeza, mantenha os quartos impecáveis, e se possível, treine sua equipe para essa nova realidade.

Garanta a saúde se seus funcionários. Disponibilize a eles equipamentos para a proteção e incentive eles a orientar seus hóspedes sobre os cuidados e as regras locais.

Como dono do negócio, é sua responsabilidade garantir o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho. Em todos os casos possíveis, estimule a prática do home office, que pode ser adotada facilmente por profissionais que trabalhem com marketing, gestão de redes sociais e áreas afins.

Mantenha seus canais atualizados

Neste momento muito importante a comunicação com seus hospedes. E a melhor maneira de se comunicar é através de suas redes sociais. Mais do que nunca, as pessoas estão conectadas, então mantenha elas sempre atualizadas.

Informe aos seus hóspedes o que está sendo feito em seu hotel ou pousada para retomada, as medidas de segurança que estão sendo implementadas.

Além de suas redes sociais, é fundamental que todos os canais utilizados por sua empresa para conectar o público sejam mantidos atualizados.

O hábito de pesquisar por serviços e produtos no Google é tanto, que os consumidores costumam avaliar empresas de acordo com sua presença na plataforma.

Então, acesse sua conta Google Meu Negócio e atualize tudo o que for necessário para garantir uma interação clara com seu hóspede.

Fortaleça o senso de comunidade

Um momento de crise como o causado pela pandemia do coronavírus representa uma oportunidade para você fortalecer os laços com sua comunidade local.

Por isso, tenha como foco em seus esforços de comunicação a humanização da marca. Mostre os efeitos que o distanciamento vem causando ao seu hotel, mas ao mesmo tempo, estimule sua audiência a tomar os cuidados necessários para frear o avanço da pandemia e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

Falando em termos de marketing — que, lembramos, não deve ser o foco —, essas atitudes vão fortalecer sua imagem e até gerar certa autoridade ao seu negócio.

Para estreitar os laços com os clientes, procure entrar em contato com eles e, sem invadir sua privacidade, mostrar que você se preocupa com a saúde e o bem-estar da comunidade.

É inegável que a pandemia gera incertezas e medo, tanto no público consumidor quanto nos proprietários de empresas.

Todavia, é em momentos como esse que podemos nos movimentar de forma certeira para fortalecer o senso de comunidade e construir um futuro mais tranquilo para todos.