Como operar seu hotel durante a pandemia

Conduzir um hotel ou pousada em meio a uma pandemia está sendo um grande desafio. Em alguns estados como São Paulo e Rio de Janeiro, hotéis continuam fechados, o que gera uma certa preocupação. Mais para os hotéis que já estão operando, como passar confiança neste momento?

Qualquer orientação sobre o gerenciamento de negócios indica a necessidade de estar preparado para lidar com situações adversas e até extremas.

É injusto, porém, esperar que toda empresa esteja pronta para atravessar uma crise tão grave quanto a causada pelo novo coronavírus, que vem afetando todo o planeta e se alastrando pelo Brasil.

Por se tratar de algo que envolve a vida e a saúde de milhões de pessoas, o assunto vai além de fatores corporativos. É o momento de deixar para trás qualquer tipo de abordagem meramente comercial e focar o senso de comunidade para que, juntos, possamos superar a pandemia.

Ao mesmo tempo, a instabilidade e a incerteza de quando tudo ira voltar ao normal é a maior preocupação.

Embora o sentimento de preocupação seja justificado, é preciso respirar fundo, manter a calma e conduzir seu negócio local durante o coronavírus.

Pensando nesta caminhada, criamos este post com algumas dicas que podem ser uteis para sua gestão neste tempo de crise.

Respeite as regras locais

A primeira coisa que você deve fazer a cada dia é conferir as regras relacionadas ao distanciamento social, já que elas variam de região para região e sofrem alterações com frequência. De um dia para o outro, as recomendações de funcionamento podem mudar.

Seguir as precauções estabelecidas por autoridades competentes é fundamental para garantir a saúde de seus colaboradores e, de modo geral, da comunidade.

Além de colocar vidas em risco, desobedecer às regras de distanciamento é uma atitude que, além não gerar lucros significativos, vai manchar a imagem do seu hotel.

Preze pela saúde de todos

Mais do que nunca, a higienização será vista minuciosamente pelos hospedes. Siga as recomendações de limpeza, mantenha os quartos impecáveis, e se possível, treine sua equipe para essa nova realidade.

Garanta a saúde se seus funcionários. Disponibilize a eles equipamentos para a proteção e incentive eles a orientar seus hóspedes sobre os cuidados e as regras locais.

Como dono do negócio, é sua responsabilidade garantir o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho. Em todos os casos possíveis, estimule a prática do home office, que pode ser adotada facilmente por profissionais que trabalhem com marketing, gestão de redes sociais e áreas afins.

Mantenha seus canais atualizados

Neste momento muito importante a comunicação com seus hospedes. E a melhor maneira de se comunicar é através de suas redes sociais. Mais do que nunca, as pessoas estão conectadas, então mantenha elas sempre atualizadas.

Informe aos seus hóspedes o que está sendo feito em seu hotel ou pousada para retomada, as medidas de segurança que estão sendo implementadas durante a