Blog | Silbeck
Hotelaria

Gestão de estoque: 5 dicas para te ajudar a controlá-lo

Controle de estoque de hotel

Sabemos que o estoque de um hotel é dinheiro guardado, por isso mesmo que ele deve ser muito bem administrado. O estoque é um setor muito importante dentro de um hotel, tanto para atender a demanda dos hóspedes como para as próprias necessidades de seu hotel ou pousada.

Ter um estoque exige algumas responsabilidades, imagina faltar determinado produto no dia em que seu hotel está com ocupação máxima, ou estar com estoque tão cheio que comece a vencer mercadorias.

Acompanhe conosco o post de hoje que vamos trazer para você 5 dicas que vão te ajudar a ter controle total de estoque.

Mas para começar, o que é controle de estoque?

controle de estoque abrange as atividades de planejamento, organização e controle do fluxo de materiais na organização. Em outras palavras, a movimentação e o armazenamento de matérias-primas, produtos (acabados ou inacabados), ferramentas e equipamentos.

Alguns hotéis, principalmente de serviços, necessitam apenas de controles simples, não ligados a sua atividade, fim: almoxarifado, materiais de limpeza, alimentos, dentre outros. Mas hotéis maiores, principalmente com restaurantes, que trabalham com produtos — seja produção — possuem na gestão de estoque uma atividade-chave para sua lucratividade.

5 dicas para te ajudar a controlar o estoque de seu hotel

1- Realize um inventario de estoque

Realizar um inventário de seu estoque é de extrema importância, pois somente com um inventário você irá identificar, classificar e fazer a contagem de todos os produtos armazenados.  Com ele você pode identificar quais são os maiores produtos com saída em determinado período, ajudando você a fazer um planejamento.

Não se esqueça que com um inventário você pode identificar quando alguma compra foi feita indevidamente ou quando algum produto saiu de seu estoque sem registro.

2- Tenha o cadastro de todos os produtos

Crie um cadastro para cada item – e atualizar conforme houver alguma mudança de status – contendo informações como código e descrição, data de aquisição e de venda, além do preço pelo qual cada item foi vendido. Seja qual for o seu sistema (manual ou automático), fazer isso é obrigatório.

3- Organize o seu almoxarifado

Para facilitar o dia a dia de todos que trabalham em seu hotel, você precisa também garantir que a mercadoria desejada seja facilmente encontrada no seu espaço. De nada adianta você ter todas as informações sobre o produto, se não consegue achá-lo com agilidade quando precisa. A organização permite que você avalie com precisão o espaço que precisa, ganhe tempo.

4- Estabeleça datas para compras

Crie um calendário com as datas de compra para cada item. Sistemas de gestão, específicos para o controle, podem até enviar alerta quando chegar a hora de fazer a reposição.

5- Tenha um software para te ajudar

Hoje em dia, a maioria dos hotéis já deixou as planilhas de lado e adotaram um software de gestão para ajudar a ter o controle total de seu estoque.

Com ele você pode fazer o cadastro de produtos, importação das notas automaticamente, controle de entrada e saída de cada item. O sistema ainda da baixa em seu estoque automaticamente, ajuda no controle do inventário e ainda te avisa quando algum produto está acabando.

Conclusão

Você conferiu como é importante ter o controle total de seu hotel, principalmente de seu estoque. Com o controle em mão você consegue ter tomadas de decisões mais assertivas, além de otimizar o tempo de trabalho. 

E ai, já conferiu seu estoque hoje?