Skip to main content
hotelaria

2020: o que o setor de hotelaria pode esperar

Entra ano e sai ano e a pergunta é sempre a mesma: como será o próximo ano? Quais são as expectativas? Sabemos que 2019 foi um período difícil para a economia brasileira. Mas, será que para 2020 podemos esperar uma previsão um pouco melhor? Segundo uma pesquisa realizada em outubro de 2019 pelo Ministério do Turismo com empresas do setor de hospedagem, apontou otimismo para os próximos seis meses no setor de todo o Brasil. Segundo o boletim, 57,5% dos empresários confirmaram a pretensão de manter o número de funcionários e 25,7% esperam abrir novas vagas de trabalho. Na mesma prospecção, 46,4% preveem aumento no faturamento da empresa e 43,6% dos entrevistados projetam crescimento na demanda pelos serviços ofertados.

Os percentuais, de um modo geral, significam mais empregos, mais faturamento e estabilidade nos estabelecimentos de hospedagem do Brasil até marco de 2020.

 A perspectiva é positiva também quanto ao investimento para os próximos seis meses: quase metade do mercado de hospedagem brasileiro (49,9%) pretende aplicar recursos em seus empreendimentos. Outro número positivo mostra que 16,1% dos empresários responderam que “definitivamente” vão aumentar o investimento em seus estabelecimentos. No total, incluindo aqueles que “provavelmente” vão investir (49,9%), 66% do setor de hospedagem se mostrou favorável a novos aportes em 2020.

Oportunidades para quem quer trabalhar na hotelaria

O mesmo estudo também apontou números positivos em relação à empregabilidade, demanda por serviços ofertados e faturamento da empresa quando comparados ao mesmo período de 2018. No 3.º trimestre deste ano, quase 60% dos empreendedores do setor informaram que houve estabilidade no número de funcionários no setor de hospedagem. Quanto à demanda de serviços ofertados, 36,4% afirmaram que houve estabilidade e 35,8% apontaram aumento no 3.º trimestre de 2019. Dos 727 empreendedores do setor de hospedagem que participaram da pesquisa, 34% identificaram aumento no faturamento da empresa.

Hotelaria: expansão

Espera-se 177 novos hotéis, 25,9 mil UHs e quase R$ 7 bilhões investidos. Houve um aumento de 44% no total de hotéis a serem lançados em 2020 em relação ao ano presente e de 39% no total de UHs, o que faz com que o montante investido suba 64%.

Informações de Ivana Sant’Anna – Turismo.gov.br

One thought to “2020: o que o setor de hotelaria pode esperar”

Comentários fechados.