Skip to main content
margem de lucro hotel

Como aumentar a margem de lucro do seu hotel

Você nunca tem certeza se a margem de lucro do seu hotel está correta? Essa prática tem muitos mitos e grandes verdades, por isso selecionamos algumas dicas para você ser preciso e acertar em cheio na hora de fazer essa conta.

Você, hoteleiro, sabe que empreender na hotelaria é enfrentar um novo desafio todos os dias. Entre eles, está a gestão financeira, que é um dos métodos de gestão mais importantes, pois é responsável por manter o negócio próspero e saudável. Os cálculos de rentabilidade dos hotéis devem ser muito precisos para tomar decisões estratégicas com base em informações corretas.

Mas como você calcula isso? Isso é o que você verá neste artigo! Observe os pontos que precisam ser envolvidos e quais estratégias são usadas para maximizar as margens de lucro da empresa.

Como calcular a margem de lucro corretamente?

De acordo com o “Dicionário Financeiro“, a margem de lucro é “expressa como uma porcentagem do lucro que sua empresa obtém nas atividades que realiza”.

Mudanças nas margens de lucro requerem muita análise. Geralmente, margens de lucro baixas podem causar alguns problemas, incluindo despesas maiores do que o normal.

A seguir, segue uma consideração importante;

Conheça todos os custos fixos e variáveis

Em suma, toda empresa tem custos fixos e custos variáveis. Fixas são aquelas variáveis ​​que não dependem de grandes mudanças na produção ou vendas. Os exemplos mais comuns são aluguel e pagamento por funcionários da equipe de serviço mais baixa.

Para hotéis, os custos variáveis ​​estão diretamente relacionados às vendas e reservas. Por exemplo, durante os períodos de pico, é necessário contratar trabalhadores temporários, fornecer mais alimentos, saneamento e material de limpeza para a despensa e pagar mais por água e luz.

A natureza do negócio tem maior impacto na definição de conteúdo fixo ou variável. Mais importante ainda, todos os custos são considerados. Isso é para garantir que os empreendedores não tenham surpresas ao comparar o valor do plano com o valor realizado no final de cada mês.

Como aumentar a margem de lucro do seu hotel

Se as margens de lucro do seu hotel são baixas, é necessário descobrir o que está causando esse problema e, em seguida, encontrar uma solução para revertê-lo. Então, segue algumas dicas para te ajudar a aumentar a margem de lucro do seu hotel.

Busque um diferencial

O mercado hoteleiro é altamente competitivo, por isso a diferenciação é uma função muito valiosa. Você deve fornecer produtos que façam as pessoas gostarem mais do seu hotel do que dos concorrentes, e o fator preço não é suficiente para atrair os consumidores de hoje. Fornece algum valor intangível, principalmente para a experiência do hóspede.

Tudo começa no primeiro contato para facilitar o acesso às informações sobre a reserva, promover um serviço de qualidade e garantir o total apoio durante todo o processo de compra. Durante a estadia, o atendimento cuidadoso e a comida deliciosa são boas estratégias.

O custo dessas iniciativas é compensado pelo aumento do valor agregado dos serviços. Os preços diários podem ser ajustados sem perder a base de clientes, eles serão mais fiéis e promoverão o estabelecimento de instituições.

Arrisque nas vendas diretas

Venda direta é um modelo de negócios que vem sendo cada vez mais utilizado, ajudando hoteleiros a fugirem das altas taxas as OTA´s. Nas vendas diretas, tanto em hotéis grandes quanto em pequenos, vendem suas reservas diretamente no site do hotel, eliminando custos e etapas intermediárias.

No modelo de vendas diretas, uma das vantagens é a expansão geográfica. O alcance de pessoas vem se tornando cada vez mais eficaz devido ao crescimento da internet e dos acessos às redes sociais, por exemplo.

Então, aposte nas vendas diretas e também no marketing para te ajudar.

Use a tecnologia a favor do negócio

Essa tecnologia trouxe muitas vantagens para a indústria hoteleira. O mais utilizado é o site de reservas, que pode aumentar a visibilidade do hotel e garantir mais segurança aos clientes. Muitos desses sites também têm aplicativos para smartphones, o que facilita para quem faz reservas.

Aprimore a imagem digital da empresa por meio de seu site, blog e rede social. Invista em marketing de conteúdo e atraia seus próximos convidados com antecedência. Traga a eles informações relevantes e gere relacionamentos mais íntimos. Dessa forma, eles podem se preparar melhor para a tomada de decisões e fazer do seu trabalho uma prioridade.

Conclusão

Entenda que a lucratividade não está diretamente relacionada às vendas. Vender mais não significa fazer mais. Você precisa entender seu processo de vendas e como precificar seus produtos para entender as melhores medidas a tomar a partir de então. Só assim a sustentabilidade do seu negócio pode ser garantida.

O que você acha dos métodos operacionais que podem ajudar a aumentar a lucratividade do hotel? Conheça as soluções da Silbeck e aprenda como nossas ferramentas podem ajudar a resolver este e outros problemas do dia a dia de seu hotel.

One thought to “Como aumentar a margem de lucro do seu hotel”

Comentários fechados.