Skip to main content
Sistema para gestão hoteleira

Sistema de gestão hoteleira: gasto ou investimento?

Se você tiver alguma dúvida sobre como responder a essa pergunta, este texto é para você!

Quando o assunto é tecnologia, para muitos hoteleiros, esse é um fato de alto custo e sem retorno, mas não é. O sistema de gestão hoteleira é um grande investimento para os hotéis de qualquer porte, embora possa não ter um efeito imediato, é inevitável.

Quando se trata de custo, o sistema de gestão hoteleira pode reduzir custos de várias maneiras. Por exemplo, ao contratar funcionários, ele automatiza o processo, reduzindo significativamente o capital humano. Além de ser menos sujeito a erros, o controle que o sistema de gestão hoteleira pode fornecer nas tarefas operacionais é muito superior. Com a redução dos custos operacionais, a confusão do fluxo de caixa não é mais um problema! Com a ajuda de indicadores e relatórios de desempenho, os gestores podem tomar decisões com base nos dados coletados pelo sistema.

E a economia de custos não para por aí! Ainda há alguns custos para a burocracia, o que não parece ser um problema, mas faz diferença no dia a dia. Com um sistema de gestão hoteleira, você poderá administrar suas finanças com mais eficácia, controlar todos os acessos e emitir notas fiscais de produtos e serviços, enfim, tudo isso em um único sistema integrado a todos os departamentos do hotel.

Portanto, não há dúvidas: o sistema de gestão hoteleira é um grande investimento para o seu negócio!

Conheça algumas vantagens que você terá ao ter um sistema de gestão em seu hotel;

Vantagens de um sistema de gestão hoteleira

Para os gestores que desejam ter uma gestão mais completa, o sistema de gestão hoteleira é uma ferramenta essencial. Com ele, você pode organizar as principais atividades do hotel, desde a reserva e financeiro até a limpeza e controle de estoque.

A seguir, confira 5 razões para você pode deixar a planilha de lado e começar imediatamente a usar o sistema de gestão do hotel.

1- Organização operacional e financeira

Todo o dia-a-dia de trabalho no hotel deve ser feito de forma a evitar imprevistos que venham a prejudicar a credibilidade do seu negócio. Todas essas tarefas podem ser interligadas através de um sistema de gestão hoteleira. Geralmente, o sistema pode controlar check-in, check-out, overbooking, reserva, dinheiro, estoques, contas a pagar, gerenciamento, controle e alerta e muitas outras funções de uma maneira totalmente integrada.

2- Ganho de tempo

Quantas horas você gasta em atividades relacionadas à administração de hotéis por dia? Quanto tempo você gasta executando tarefas manuais que podem ser automatizadas? Você concluiu o cálculo? As atividades operacionais diárias consomem muito tempo e podem ser utilizadas para executar atividades estratégicas ou relacionamentos com clientes e fornecedores.

Com um bom sistema de gestão hoteleira, você pode automatizar todo o processo do seu hotel, assim, você ganha tempo para cuidar de seus hóspedes e da qualidade do seu atendimento.

3- Agilidade no atendimento

Uma forma de satisfazer os clientes é a velocidade do seu atendimento. As pessoas estão ficando ocupadas e não querem perder tempo esperando. Fornecer serviços informatizados ágeis pode mostrar aos seus clientes o quanto seu hotel se preocupa com o bem-estar deles.

4- Segurança nas informações

Com a ajuda de um sistema de gestão hoteleira, todos os dados sobre hospedagens e reservas serão armazenados eletronicamente e as cópias geralmente são automáticas. Usar apenas papel para administrar o hotel é um grande risco, pois pode levar à perda ou esquecimento, informações insuficientes e dados imprecisos, o que dificulta a tomada de decisões e planos no hotel.

5- Redução de custo

Uma das principais vantagens do sistema de gestão hoteleira é a redução de custos hoteleiros. O controle financeiro em um software, pode organizar o fluxo de caixa, de forma que todas as despesas do hotel possam ser estritamente controladas.

Com isso, é possível identificar e eliminar gastos desnecessários, redistribuir recursos para atividades mais produtivas e aumentar os lucros do hotel, tudo sem descuidar do conforto e da hospitalidade proporcionada aos hóspedes.