Skip to main content

Sistema para hotéis: 5 razões para investir em um

Se você é daqueles hoteleiros que pensa que um sistema para seu hotel é sinônimo de gasto e desperdício de dinheiro, então este artigo é para você. Desde a alta temporada até nas tarefas diárias mais simples, diversos problemas podem acontecer. Por isso, se você deseja manter seu estabelecimento em ordem, é fundamental investir em uma boa ferramenta de gestão. Confira agora 5 motivos para investir em um sistema de gestão hoteleira:

Pra começar, o que é sistema para hotel?

Sistema para hotel, nada mais é do que ferramentas de auxílio, para um setor que demanda velocidade e assertividade em cenários que estão constantemente evoluindo. Com eles, você ganha tempo, se organiza melhor e profissionaliza a gestão do meio de hospedagem.

5 motivos para você investir em um sistema para seu hotel

1 – Organização operacional e financeira

Todas as tarefas diárias de um hotel devem estar organizadas, evitando imprevistos que comprometam a credibilidade do seu negócio.

Por meio de um sistema de hotel é possível interligar todas estas tarefas. Um software normalmente permite, de forma totalmente integrada, controlar check-in, check-out, overbook, reservas, caixa, estoque, contas a pagar, governança,  controles e alerta, entre muitas outras funcionalidades.

2 – Ganho de tempo

Quantas horas do seu dia são gastas por atividades relacionadas com a gestão do seu hotel? Quanto tempo lhe é consumido executando tarefas manuais que poderiam estar automatizadas? Você já fez os cálculos? As atividades operacionais do dia a dia consomem muito tempo, que poderia estar sendo empregado na execução de atividades estratégicas ou de relacionamento com hóspedes e fornecedores. Com um sistema para seu hotel você ganha mais tempo e agilidade em suas funções.

3 – Agilidade no atendimento

Uma forma de encantar seus hóspedes é a agilidade no atendimento. As pessoas estão cada vez mais ocupadas e não querem perder seu tempo esperando. Prestar um atendimento ágil e informatizado mostra para aos seus clientes o quanto seu hotel está preocupado com o bem-estar dele.

4 – Segurança de informação

Com o auxílio de um sistema para hotel, todos os dados das hospedagens e das reservas ficam armazenadas eletronicamente, com cópias normalmente automáticas. Fazer a gestão do seu hotel apenas com papéis é um grande risco, podendo acarretar perdas ou esquecimentos, falta de informações, dados imprecisos, dificultando qualquer planejamento e tomada de decisões no seu hotel.

5 – Redução de custos

Uma das principais vantagens trazida por um sistema de gestão hoteleira é a redução dos custos do seu hotel.  O controle financeiro em um software, como, por exemplo, a Silbeck, permite a organização do fluxo de caixa, possibilitando um controle rígido de todos os gastos do hotel.

Assim, se torna possível identificar e eliminar despesas desnecessárias, realocar recursos para atividades mais produtivas e aumentar os lucros do hotel, tudo sem descuidar do conforto e da boa hospitalidade oferecida aos seus hóspedes.