Uma boa gestão para hotéis começa com um bom planejamento

Fazer a gestão do próprio negócio é o sonho de muita gente. Mas abrir um novo negócio sempre apresenta suas dificuldades e exige dedicação especial para alcançar o sucesso. No ramo da hotelaria não é diferente. O novo proprietário de um hotel ou pousada, além de saber como bem receber um cliente, precisa entender muito de gestão de hotéis e pessoas.


Estabelecer um planejamento estratégico é essencial. Sem tal preocupação, um empreendimento deste tipo dificilmente irá para frente. Confira a seguir algumas dicas para empreendedores hoteleiros iniciantes.

Conte com uma equipe qualificada

Recrutar funcionários qualificados e com capacidade de trabalhar em equipe é um dos pontos principais para o sucesso tanto de novos hotéis ou pousadas quanto para estabelecimentos já consolidados no mercado. O pessoal deve ter capacidade de trabalhar com o público e sempre prezar pela qualidade. Investir em treinamento é uma boa alternativa em caso de falta deste tipo de profissional no mercado de trabalho.

Conheça seus hóspedes

Conhecer seu hóspede antes mesmo dele chegar a sua hospedagem. Saber a faixa etária ou a média de renda de seu público alvo não é suficiente para seu hotel, ou pousada alcançar o sucesso. É importante conhecer detalhes sobre os seus clientes.

Ao entender comportamentos, hábitos e preferências, será possível oferecer produtos e serviços mais adequados, aumentando exponencialmente as chances de deixar seu hóspede satisfeito.

Uma boa gestão de compras começa com uma boa negociação

Ter uma boa relação de fornecedores, formar parcerias e conseguir preços menores em produtos e manutenção faz com que os lucros aumentem.

Tenha também uma boa gestão do seu estoque. Imagina faltar algum produto para hóspede? Isso pode gerar um certo desconforto e descontentamento e passar uma impressão negativa do seu estabelecimento.

Com controle de estoque você também evita perda de materiais e compras desnecessárias. Para te ajudar, conte com um sistema de gestão.

Tenha valor agregado

Investimento em equipamentos de qualidade para garantir o conforto e a comodidade dos hóspedes faz a diferença. Itens como internet de qualidade, roupas de cama antialérgicas, chuveiro com aquecimento central, ar-condicionado, TVs de tela plana e café da manhã agregam valor e podem fazer a diferença entre deixar o cliente satisfeito ou descontente com os serviços oferecidos.

Ofereça preços adequados

Os preços cobrados para a hospedagem e/ou serviços devem ser ajustados de forma que não sejam muito caros ou não ofereçam o lucro ideal. Tais valores devem encontrar o equilíbrio entre esses fatores para que os seus hóspedes possam usufruir do serviço adequado por um preço justo.

Não caia na informalidade

É comum que novos empreendedores deem início às suas atividades de maneira informal. Isso parece vantajoso a princípio, por conta do não pagamento de impostos. Mas tal atitude, na verdade, causa prejuízos, uma vez que não permite o crescimento do seu hotel ou pousada. Benefícios como conta bancária, obter máquinas de cartão de crédito e conseguir empréstimos em bancos de fomento são impossíveis de se conseguir sem um estabelecimento devidamente formalizado.

Capriche na decoração

Decoração de qualidade, que agrade o seu público alvo, é muito importante. Pousadas, por exemplo, podem investir em motivos mais rústicos, praianos ou rurais. Já um hotel executivo pode adotar um visual mais “clean”, que destaque a praticidade e o conforto das acomodações. Obras de arte atraentes (não necessariamente caras), arranjos de flores e boa iluminação tornam todo o ambiente mais agradável.

Faça um bom controle financeiro

Lançar mão de planilhas – mesmo simples -, organizar o fluxo de caixa e utilizar softwares de gestão são algumas das medidas que podem ser adotadas para controlar toda a situação financeira do seu hotel. Sem organização, seu empreendimento dificilmente sairá do vermelho. Com a situação controlada, fica mais fácil planejar o crescimento do negócio. Misturar suas despesas pessoais com as do seu estabelecimento também éuma receita para o fracasso.

Divulgue

Quem não é visto, não é lembrado. Adotar estratégias de comunicação é peça chave para a divulgação da sua pousada ou do seu hotel. Hoje, com a popularização do acesso à tecnologia, utilizar as redes sociais e outras ferramentas da internet é uma opção eficiente e barata para o marketing do seu negócio.

Não tenha medo de mudar

Se a estratégia para o crescimento do seu estabelecimento parece não estar dando certo, não perca tempo. Se insistir neste modelo, seu prejuízo só irá aumentar. Encare a falha como aprendizado e evite, com isso, novos erros.