Skip to main content

Como o Google meu negócio pode ajudar o seu hotel

Para qualquer hoteleiro, aparecer nas redes sociais com a sua marca não é novidade. Mas você sabe a importância do Google Meu Negócio para seu hotel?

O Google oferece uma variedade de ferramentas para melhorar e simplificar a vida diária de todos. Esta ferramenta é muito competitiva e pode até garantir que o seu hotel está à frente da OTA nas buscas do Google!

O problema é que poucos hotéis realmente entendem a importância dessa plataforma, e mesmo muitos hotéis nem mesmo a utilizam. Nesses casos, além de perderem oportunidades de vendas, eles também podem correr alguns riscos.

Mas podem surgir algumas dúvidas, como, por exemplo: quais as vantagens de ter um perfil no Google Meu Negócio? Como ele funciona? Quais são os benefícios? — essas e outras dúvidas que responderemos abaixo, segue com a gente!

Para começar, o que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, lançado em 2014, é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa.

De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante.

Por que utilizar o Google Meu Negócio?

Além das vantagens já mencionadas, de ajudar seu hotel ou pousada a ser encontrada com mais facilidade, o Google Meu Negócio pode ajudá-lo a:

1. Cadastrar e destacar sua empresa no Google

Imagine um potencial hospede procurando por seu hotel no Google. Certamente ele está buscando por mais informações como endereço, horário de funcionamento, comentários, fotos, local, avaliações e outros dados.

Com seu hotel cadastrado no Google Meu Negócio, todas essas informações são exibidas dentro do próprio Google para quem busca por ela.

2. Interagir com os hóspedes

Você pode responder aos comentários dos seus hóspedes e postar fotos que mostrem o que o seu hotel

De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.

3. Entender e ampliar sua presença

Para compreender melhor o alcance do seu negócio, você pode ver insights sobre como os hóspedes pesquisaram seu hotel e de onde eles são.

Também é possível saber o número de pessoas que ligaram para seu hotel utilizando o número de telefone exibido nos resultados da busca e do Google Maps e de onde elas são.

Além disso, você recebe mensalmente um relatório por e-mail com alguns dados relevantes. Saberá, inclusive, quantas pessoas viram seu hotel no Google e quantas solicitaram informações sobre como chegar.

Como fazer cadastro no Google Meu Negócio

Depois de entender a importância para o seu negócio, chegou a hora de criar seu próprio Perfil do seu hotel na ferramenta. O processo é super fácil, basta seguir alguns passos:

1. Acesse a página da plataforma e faça o login

Bem, as primeiras coisas a serem feitas são acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Comece Agora”.

Logo após você deverá fazer o login na plataforma, que é o mesmo que você usa para acessar o Gmail. Aliás, se você já estiver logado no Google, será encaminhado para a próxima etapa.

2. Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”

Sua próxima parada é nesse mapa aí em que você não só vai localizar o endereço do seu negócio, como também preencher outras informações importantes naquele formulário à esquerda.

Ali, você colocará o nome da empresa, o telefone, o site e a categoria de mercado (loja de materiais de construção, loja de artigos esportivos, salão de beleza, etc.).

Caso você não atenda os clientes em um local específico, mas sim em diferentes áreas (como em diversos prestadores de serviço), deverá marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

Por fim, clique em “Continuar”.

3. Confirme sua autorização para gerenciar a empresa

As informações de endereço e contato da sua empresa aparecem onde está tampado com essas caixas azuis.

Você deve verificar se elas estão corretas e, então, preencher a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.

Ao confirmar essa informação, você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você.

4. Confirme o local do seu negócio

Logo após essa etapa, você já será redirecionado para o seu painel de controle. No entanto, para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google.

Esse código chega via Correios e demora, em média, de 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço.

Em seu painel, aparecerá um banner vermelho na parte superior da tela com o botão “Confirmar agora”. Clique nele e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google para você.

Essa carta tem o código que deverá ser inserido no Google Meu Negócio.

5. Adicione mais informações em sua página recém-criada

Pronto! Depois de confirmar sua localização, você terá toda a liberdade necessária para adicionar as informações complementares ao seu cadastro.

Não esqueça de incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados e conteúdos relevantes.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo da hotelaria!

Informações blog Resultados Digitais