Novidades e Dicas Voltar

Primeiro hotel gerido por robots abre em Julho

Actroids: A conjunção do termo actor e androide. No fundo robots com aspecto humano e que irão estar a gerir determinadas funções em um hotel no Japão.

Uma empresa japonesa está apostando nos robôs para revolucionar o mercado de hotéis de baixo custo. O Henn-na Hotel (Hotel Estranho, na tradução do japonês) será inaugurado no dia 17 de julho, no parque temático Huis Ten Bosch, em Nagasaki, e vai empregar funcionários robóticos da recepção à limpeza dos 72 quartos. A intenção é que até 90% do serviço seja realizado por máquinas.

— Nós vamos fazer o hotel mais eficiente do mundo — disse Hideo Sawada, presidente do grupo Huis Ten Bosch, ao Nikkei News. — No futuro, nós esperamos construir mil hotéis como esse em todo o mundo.

A recepção do hotel terá três robôs humanoides que vão interagir com os hóspedes em linguagem natural. Os robôs também vão carregar as malas e limpar os quartos.

E o Henn-na aposta em outras tecnologias para facilitar a vida dos hóspedes. As portas dos quartos não terão chave, elas serão abertas por reconhecimento facial. O hotel vai gerar energia solar e, no lugar do ar condicionado, um painel irá detectar o calor dos corpos e ajustar a temperatura automaticamente.

Na inauguração, o quarto simples vai custar a partir de US$ 60, mas a tarifa vai depender da demanda. Em épocas de alta temporada, os hóspedes vão fazer lances para disputar a reserva dos quartos.

Confira outras Novidades e Dicas
Silbeck