Voucher hoteis

Voucher na hotelaria: o que é e como funciona?

Você já deve ter ouvido falar muito sobre o voucher, mais você sabe para que ele serve? O voucher é a confirmação da reserva de hotel. Após a confirmação do pagamento da reserva, esse documento será enviado pelo e-mail informado durante o processo de reserva de hotéis.

Dados sobre o hóspede do hotel e os detalhes da reserva estão contidos no voucher que, além de ser um documento formal, é uma fonte de informação sobre o hotel selecionado. Contém detalhes de contato que podem ser usados quando houver risco de atrasos ou outros problemas referentes à chegada.

Considerando a sua importância na indústria do turismo, preparamos este artigo, que contém todas as informações que você precisa saber sobre o voucher de hotel. Confira!

Para começar, o que é um voucher de hotel?

A palavra voucher vem do inglês e significa “comprovante”, “garantia”. Ou seja, um voucher é apenas um recibo ou documento que comprova que determinado serviço ou produto foi pago.

Na hotelaria, voucher é a confirmação da reserva, encaminhado para o hóspede, assim que o hotel recebe o pagamento da mesma.  Ele pode ser utilizado para registrar pagamentos, garantir bônus e descontos em reservas futuras.

Como fazer um voucher?

Independentemente do assunto em discussão, é importante que o seu hotel mantenha os padrões nas mensagens enviadas aos hóspedes.

Se você tem uma linguagem mais formal, ou se seu hotel já tem um relacionamento mais humanizado com os hospedes, deixe isso padrão também no voucher. Não tem regra para o formato da mensagem, o mais importante é não deixar algumas informações de fora.

Confira a seguir quais informações não podem faltar no seu voucher de hotel:

  • Nome, endereço e contatos da sua hospedagem;
  • Número do voucher;
  • Nome do hóspede responsável pela reserva;
  • Número de hóspedes (adultos e crianças);
  • Especificação do quarto reservado (simples, duplo, luxo, etc);
  • Se há contratação de algum serviço adicional;
  • Data de entrada e saída (check-in e check-out);
  • Valor total da reserva, valor pago e formas de pagamento;

Você também pode inserir informações como, “sua reserva já está confirmada”, “tenha uma ótima hospedagem”.

Como fazer o envio?

O voucher pode ser enviado através do e-mail ou WhatsApp do hospede.

O sistema de gestão hoteleira faz o envio automaticamente, assim que a reserva já é confirmada pelo hóspede.

No sistema da Silbeck funciona assim: o hóspede realiza a reserva. Assim que ele confirma a reserva, o sistema envia automaticamente para o e-mail do hóspede, sem precisar do envio manual.

Por que é importante o envio do voucher?

A importância dos vouchers se deve ao seu uso múltiplo por marcas e clientes. O objetivo deste documento é garantir que você chegue a um certo acordo com seus clientes, estabelecendo assim um bom relacionamento entre sua marca e os consumidores.

Por exemplo, se for utilizado um voucher de pagamento, o documento deve conter os dados de reserva de todos os hóspedes, desde a data do check-in até o check-out. Isso inclui nome, dados pessoais, tipo de quarto, método de pagamento, serviços solicitados, etc.

Agora que você já sabe a importância, não deixe de fornecer este documento para seus hóspedes!