(Post postado no dia 28/07/2021 e atualizado no dia 01/06/2022)
Cada crise eventualmente apresenta uma oportunidade em si mesma. Ela tem o potencial de trazer inovação e adaptação a ambientes em mudança. E se adaptar a essas mudanças não é uma tarefa muito fácil, mas é necessário. E neste momento uma dessas mudanças é encontrar o cliente certo, no momento certo e com o preço que o atraia, não é mesmo? Por isso o Revenue Management é importante para a sua hospedagem.
Aplicá-lo exige um pouco de dedicação, tanto do gestor do hotel como também de todos os funcionários. Tento todos os dados em mãos, as tomadas de decisões são mais certas e trazem uma maior rentabilidade para o hotel. E isso não serve somente para hotéis de grande porte, como também, para todos os tipos de hospedagem.
Mas como calcular e aplicar o Revenue Management em seu hotel? E sobre esse isso que vamos abordar. Acompanhe.
Para começar o que é Revenue Management?
Você, assim como eu, já saiu por aí perguntando e pesquisando que é Revenue Management, certo? Revenue Management ou yield management, também conhecido como gerenciamento de receita é uma metodologia que, por meio de técnicas que envolvem a precificação, a oferta e a demanda, ajuda a maximizar as receitas do seu hotel.
Por isso, é muito utilizada para gerenciar o equilíbrio entre a taxa de ocupação e a margem de lucro dos hotéis e pousadas.
Para simplificar, revenue management é vender o quarto certo, para o cliente certo, no momento certo e pelo preço perfeito para ele. Simples né? Mas, na prática, ele é um pouco mais complicado.
Quais os benefícios do Revenue Management para o seu hotel?
O Revenue Management é uma ferramenta de gestão que ajuda os hoteleiros a gerir os seus lucros. Permite um foco inteligente nos lucros, permitindo que você, como gerente, desenvolva uma política de preços que funcione com a estrutura e os serviços do seu hotel.
Dentre os principais benefícios, destacamos:
- otimização da receita;
- motivação da equipe de gestão;
- aumento do poder de negociação;
- possibilidade de aplicação de ações estratégicas e personalizadas.

Pontos essenciais para implantar o Revenue Management
1- Processo analógico
Um erro muito comum para quem deseja implantar o Revenue Management é não utilizar tecnologia adequada. Portanto, tenha certeza de que seu sistema hoteleiro vai garantir a automatização para a flutuação diária.
É possível criar, por exemplo, uma regra de que sempre que a ocupação atingir 80% para determinado período, as tarifas aumentam automaticamente em 10% em todos os canais, ou que pelo menos notifique você desta ocupação para fazer a atualização de acordo com a flutuação tarifária.
Outra vantagem do Revenue é a distribuição equilibrada em diferentes canais de forma correta, de acordo com a característica de cada canal, pois, na prática da gestão, é difícil manter os dados atualizados manualmente, sem erros.
2- Atualização de dados internos
Manter o banco de dados atualizado é fundamental. Desde os dados internos como ocupação, tanto os dados externos de calendários locais e eventos da cidade. Desta forma, a rentabilidade e o volume de retrabalho são inversamente proporcionais.
3- Esteja atento às taxas de cancelamento
Um gestor hoteleiro precisa ter atenção redobrada com as taxas de cancelamento. Se um hotel conhece bem as taxas médias e mínimas vai poder oferecer mais disponibilidade de quartos que o total dentro de um limite de risco aceitável.
O que evita, consequentemente, perdas de reservas e elimina o risco de overbooking. Gerando uma tranquilidade maior na gestão e conforto para os hóspedes.
Considere também a importância de acompanhar o preço da concorrência para conseguir os melhores resultados na aplicação dessa metodologia. Sem essa informação, o resultado pode ser seriamente comprometido.
4- Processos alinhados ao Marketing
Nas estratégias de Marketing, o Revenue também tem um papel importante. Pois, ele ajuda a prever demandas olhando para o histórico de reservas. É possível antecipar a atração de hóspedes em períodos específicos como férias, por exemplo, em uma determinada região.
Se neste período o histórico é de muitas reservas de quartos triplos, o Revenue pode apoiar o marketing a antecipar essa demanda. Ativando uma divulgação direcionada para apartamentos triplos através do motor de reservas.
Assim, o custo de comissão será menor e permitirá que o hotel possa aplicar uma estratégia mais agressiva de preço em cima da hora. Já que existe um histórico de que não haverá quartos vazios.
5- Facilidade em vendas diretas
O Revenue Management também consegue facilitar as vendas diretas. Com as ferramentas alinhadas e uma estratégia bem definida, é possível aumentar as suas vendas diretas e aumentar o lucro do seu hotel, pois com as vendas diretas seu hotel não tem a necessidade de pagar comissões para OTAs.
Conclusão
Parece complicado de início, adotar e aplicar o Revenue Management na sua hospedagem, mas assim que você tiver todos os dados em mãos e com uma gestão eficiente, a sua hospedagem só tem a ganhar.
Ainda com uma crise de grandes proporções como a que estamos vivenciando hoje, o Revenue Management terá um trabalho estratégico de análise de informação e variáveis: estudando a demanda, canais e tarifas para obter o máximo de retorno. O Revenue Management tomará as decisões mais adequadas para o hotel, trabalhando com a equipe de Vendas, Marketing e com a equipe financeira da propriedade.