hotelaria, sistema

Recepcionista de hotel: a importância dessa função

Um dos cargos mais importantes em um hotel, provavelmente é de um recepcionista. Não que os outros setores não tenham a devida importância, mas o recepcionista é a porta de entrada do hotel. São eles que passam a primeira impressão de como será o atendimento de uma hospedagem. Se essa impressão não for boa, seu hotel pode perder um hóspede.

Neste artigo, vamos mostrar a importância de um bom recepcionista para seu hotel. Acompanhe.

Funções de um recepcionista

Como o nome diz, a função de um recepcionista é receber. Mais ele exercita outras funções que são:

– Atender ao telefone;

– Verificar e responder e-mails;

– Realizar o cadastro dos hóspedes;

– Fazer as reservas, as pré-reservas e os cancelamentos;

– Cuidar do check in e do check out;

– Gerenciar e receber pagamentos;

– Solicitar táxis ;

– Controlar as reservas;

– Cuidar da ordem da recepção;

– Sanar todas as dúvidas dos hóspedes em relação ao hotel;

– Dar informações turísticas;

– Mediar as informações entre os setores do hotel;

Vale ressaltar que essas funções podem variar de hotel para hotel, de acordo com o tipo e tamanho de hotel.

Como contratar o recepcionista ideal?

Para que a função de recepcionista seja exercida com qualidade, é necessário ter profissionais adequados na equipe. Portanto, é importante saber determinar os pontos que devem ser observados ao contratar uma recepcionista ideal.

Por ser a porta de entrada de seu hotel, as primeiras qualidades a serem observadas são a cordialidade e a educação. São essas duas principais qualidades que faram toda a diferença em um atendimento.

Além disso, deve possuir muita organização, já que sera a pessoa a qual ira cuidar de vários documentos e será responsável por toda a organização de reservas, check-in e check-out.

Confira 6 qualidades para um bom recepcionista:

Proatividade

Uma das características básicas de qualquer profissional e uma das qualidades mais importantes de uma recepcionista é a iniciativa. Além de serem o primeiro contato do hóspede com o hotel, são também pessoas que cuidam de todas as suas atividades e do dia a dia.

Além de solucionar os problemas que possam surgir, a recepcionista também precisa saber todas as informações sobre o local, para garantir.

Cordialidade

Um dos desafios do trabalho da recepcionista é sempre lidar com pessoas de diferentes origens de forma amigável.

 Para esta profissional, é imprescindível saber lidar com as diversas situações de forma cordial.

Discrição

Uma recepcionista precisa lidar com diferentes pessoas, diariamente. Classe social, aparência ou etnia não devem ser requisitos para julgar um hospede.

Manter a discrição é fundamental para o bom trabalho de uma profissional, seja na forma de se relacionar com os clientes, nas conversas com outros colaboradores e, até mesmo, em relação à sua aparência.

Roupas e unhas discretas, maquiagem leve e poucos acessórios são importantes para manter o foco no que é importante no ambiente de trabalho, que é a prestação de um serviço de qualidade.

Boa Comunicação

Se comunicar bem deve ser uma das qualidades de uma recepcionista, que lida com o atendimento de clientes e outros profissionais de uma empresa. Uma linguagem clara e objetiva é essencial.

Alguém que lida com pessoas diferentes, de faixas etárias, condições sociais ou cidades de origem distintas, precisa evitar gírias ou palavras muito rebuscadas e, sob hipótese alguma, falar palavrões.

É muito importante ter cuidado também com a linguagem escrita. Erros de ortografia podem passar uma imagem de incompetência, não apenas para a profissional.

Organização

Para conseguir lidar com todas as demandas, é preciso se organizar.

Um bom sistema de gestão com dados sempre à mão e possam ser encontradas facilmente facilita a rotina, agiliza a prestação dos serviços e melhora a qualidade do trabalho de qualquer profissional.

Dedicação

Como falamos no começo, pessoas que trabalham na recepção são as principais representantes da imagem de um hotel. Por isso, é importante “vestir a camisa” desse local e se tornar uma referência de confiança para a gestão e para a qualidade de atendimento.

Manter o sigilo das informações, trabalhar bem em equipe e assumir responsabilidades são as melhores demonstrações de dedicação profissional. E os clientes reconhecem e apreciam esse esforço.

Conclusão

Uma boa imagem de seu hotel, vai muito além de um quanto bem-arrumado e de um café da manhã delicioso.. Um péssimo atendimento pode acabar com todo encanto.

Por isso, para ter profissionais capacitados para oferecer um atendimento de excelência, é muito importante o investimento em treinamentos e valorização para seus colaboradores.