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Motor de reservas online: aumente as suas vendas diretas

Você conhece ao menos um hoteleiro que está quase desesperado com as altas taxas cobradas pelas OTAs (agências de viagens online), que ainda é uma das principais formas de atrair hóspedes e também uma das mais caras.

Embora algumas pessoas pensem que é normal confiar totalmente na OTA, muitos gerentes de hotel perceberam o quão prejudicial é essa dependência para a vida financeira da empresa. Afinal, essas agências de viagens online, como Booking e Expedia, cobram uma comissão de 15% a 30%, o que pode ter um impacto significativo na rentabilidade do hotel, principalmente neste momento.

Se você é um daqueles hoteleiros que perceberam a importância dos hotéis para aumentar as reservas diretas e obter autonomia, então deve se perguntar: como os hoteleiros podem confiar cada vez menos nas OTAs e ganhar mais sem elas e conquistar mais hóspedes?

Um dos segredos é o motor de reserva direta! Ainda não sabe o que é? Neste artigo, você aprenderá todo o conhecimento de que precisa sobre os mecanismos de reserva e sua importância para os hotéis!

O que é motor de Reservas?

O motor de reservas, também denominado  booking engine, nada mais é do que um sistema de gestão, um método de introdução da tecnologia originalmente utilizada pelos agentes online no site do hotel.

Ou seja, tal como numa OTA, os seus hóspedes poderão realizar todo o processo de reserva, desde a verificação da disponibilidade de alojamento, número de noites e até serviços adicionais sem sair do site do hotel!

E, se você fizer todo o trabalho de marketing digital para o hotel corretamente, o site irá (quase) vender por conta própria, sem comissões ou dependência de agência.

Ainda não está convencido? Continue lendo este artigo e descubra todas as funções que podem ser alcançadas através do motor de reservas.

Por que o seu hotel precisa hoje mesmo de um motor de reservas?

Hoje, mais do que nunca, queremos facilidades. Seja através do smartphone ou do computador, tudo está ao nosso alcance e o mundo está cada vez mais adaptado a esta realidade. Todo mundo quer viajar, mas a verdade é que ninguém quer ir ao site de um hotel e descobrir que só pode ligar para fazer a reserva diretamente.

É comum as pessoas evitarem ao máximo fazer ligações e até ficarem assustadas ao receber ligações. Se tudo pode ser resolvido automaticamente ou por meio de mensagens, por que ligar?

Vendo essa situação, as OTAs cresceram muito na última década. Eles já entenderam as necessidades dos novos viajantes antes dos hoteleiros, e esse é o problema que alguns hotéis enfrentam ao contar com esses intermediários e pagar taxas.

No entanto, se você não deseja desperdiçar espaço e deseja aumentar o número de reservas diretas de hotéis, um motor de reserva é um passo crucial. Quer entender melhor algumas das principais vantagens de usar este sistema de gestão em um hotel ou site de hotel? Então continue…

1. Mais praticidade

Quando procuramos comprar pela internet, queremos algo que seja prático e de fácil entendimento, não é certo? Com o seu hóspede isso não é diferente.

Quando ele entra em seu site ele já está procurando por algo mais fácil e prático. Então seu site tem que lhe oferecer já de cara, e quando digo isso, já na primeira rolagem da página, a opção de escolha de reserva online.

E quando falamos em reserva online, não estamos falando dos formulários que muitos sites de hotéis e pousadas tem hoje em dia, mas sim os que dão a opção de pagamento antecipado pela reserva.

E não é só praticidade para o hóspede que um motor de reservas online traz, mas também para todo o hotel, pois se o motor de reservas for integrado com o sistema de gerenciamento do hotel, a reserva já cai diretamente no mapa de reservas, o apartamento é bloqueado na data e a antecipação do pagamento já cai diretamente no seu financeiro, sem precisar da chatice de ficar abrindo e-mails, confirmar com o hóspede o depósito no banco e todas outras coisas que só que não tem motor de reservas online sabe o que estou falando. Você deixa seu hóspede mais satisfeito e evita mais mão de obra no seu hotel. Ótimo, não é?

2. Possibilita a venda de serviços extras

Para você, um dos melhores resultados do motor de reservas é um aumento nas reservas diretas e, portanto, um aumento na receita do hotel. No entanto, outra grande vantagem é que você pode vender pacotes de serviços adicionais com os passeios.

Alguns motores de reserva permitem que você venda jantares ou mesmo grupos de turismo para orientar os hóspedes. Tudo isso de forma prática e ágil, com total controle.

3. Estratégias de marketing eficazes

Ter em mãos o cadastro dos clientes de um hotel, com informações de contato como e-mail e redes sociais, é o primeiro passo na hora de elaborar estratégias de marketing voltadas para o mundo virtual.

Esses dados vão orientar desde a linguagem usada para comunicar com cada grupo de clientes até o tipo de oferta e vantagens oferecidas a cada um ao se hospedar.

Ou seja, com as informações mais precisas e disponíveis, será possível pensar em planos voltados para famílias, casais sem filhos, solteiros e empresas, por exemplo. Essas estratégias vão ajudar a conquistar e aumentar a fidelização da carteira de clientes de seu hotel.

Assim como as reservas feitas no ambiente virtual, também devemos destacar a importância da presença do hotel nas redes sociais, que muitas vezes são os locais do primeiro contato entre consumidor e empresa.

Por fim, são as estratégias de marketing digital os principais vetores para o aumento das vendas e a fidelização de clientes.

Conclusão

Quando falamos em vendas diretas através do próprio site do hotel, não estamos apenas falando em vender mais, mas em vender melhor. Afinal, a experiência do cliente com a marca começa com a digitalização, antes do check-in. Além disso, existe uma oportunidade real de economizar o custo dos intermediários de reserva, como recompensas e comissões cobradas por sites de terceiros (por exemplo, OTA).

Porém, é claro que para aqui realizar um trabalho com êxito e expressivo, deve-se traçar um caminho completo de estratégia e ação, pois a cada etapa da “jornada do cliente”, não só para atender às expectativas, mas também para superar.

Para ter um site “matador” é preciso ir muito além do que ter uma plataforma adaptada para dispositivos móveis. Pense nisso.