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Gestão Hoteleira: O que você precisa saber?

O turismo é um segmento que, apesar de todas as crises, continua apresentando crescimento. E, dentro desse segmento, a hotelaria é uma das atividades mais importantes.

Vale a pena lembrar, ainda, que a hospedagem, por si mesma, já é um motivo de viagem. Muitas pessoas saem de casa para ficar em um hotel, simplesmente para aproveitar o descanso e a comodidade que ele oferece. Assim, existe uma expectativa de que esse estabelecimento ofereça uma experiência positiva. Ele não é mera conveniência; é lazer.

E como um hotel pode garantir essa experiência? O verdadeiro segredo está na gestão de hotéis. Este post traz tudo que é necessário saber sobre o assunto, a fim de ajudar o hotel a alcançar o sucesso. Vamos começar?

Invista em estrutura e serviços

A estrutura do hotel e os serviços oferecidos são um diferencial. Não esquecendo que é necessário um planejamento e um investimento periódico. Tudo precisa estar funcionando em perfeito estado para receber os hóspedes, desde o mobiliário do quarto até as máquinas da área de serviços. Verifique as condições dos equipamentos e instalações antes que o cliente precise reclamar sobre eles.

É importante analisar se a estrutura precisa ser modernizada ou se é viável adquirir novos equipamentos, assim como oferecer novos serviços. Para tanto, mantenha-se por dentro das novidades do setor hoteleiro. Fique ligado a publicações do setor, participe de eventos e não deixe de buscar novas informações através da internet.

Tenha um sistema online de reservas

Hoje, é possível fazer reservas através dos sites de viagem. O problema é que desse jeito você paga uma comissão. Aprenda a usar a tecnologia como aliada para alavancar os negócios. Manter um sistema de reservas no site do hotel diminui a necessidade de intermediários. É uma alternativa adequada e extremamente interessante com o objetivo das Reservas Diretas.

Crie estratégias para atrair o cliente

Você precisa conhecer o público e entender quais são as necessidades dele. Promova uma pesquisa de marketing e, partir daí, defina estratégias para atrair cada vez clientes.

Entre elas, considere oferecer pacotes especiais de descontos para estudantes, jovens casais ou terceira idade. São grupos de clientes fiéis em potencial, desde que você consiga conquistar a preferência deles. Parcerias com agências de viagem também são uma alternativa para atrair um bom número de hóspedes.

Faça a divulgação do hotel

Invista em marketing de relacionamento e material promocional. Participe de feiras do setor – são locais propícios para conquistar clientes e contatos valiosos. Procure outras formas de divulgação, como propagandas de rádio e outdoors. Valorize o relacionamento com taxistas, que promovem o hotel através da boca a boca.

Por último, a dica de usar a internet a seu favor é uma máxima. Mantenha o site do hotel atualizado e funcional, afinal, ele é a cara que o estabelecimento tem na rede. Use as redes sociais e vincule publicidade online.

Invista em qualificação profissional

É importante que os funcionários tenham funções definidas e estejam capacitados para realizar tarefas. Mesmo que o hotel seja de pequeno porte, é importante ter alguém para cuidar do setor financeiro, por exemplo. Você mesmo pode procurar um aprofundamento na área.

Como gestor, você vai encarar um problema recorrente no ramo da hotelaria: carência de mão-de-obra. Além de buscar os profissionais capacitados, ofereça à equipe oportunidades de qualificação. Isso ajuda a conter as falhas operacionais. A formação dos colaboradores tem um impacto direto nos serviços do hotel.

Presenteie funcionários que se destacam com cursos de especialização. Instituições como o Senac também oferecem cursos de forma gratuita. Informe-se e incentive os seus colaboradores a participar. Outra opção é realizar workshops e palestras dentro do próprio hotel, para atender a toda equipe.

Disponibilize conteúdo para os hóspedes

Monte guias com as melhores opções de lazer – incluindo restaurantes, shoppings, parques e pontos turísticos – e disponibilize aos hóspedes. Não se esqueça de vincular essas informações também no site e divulgar nas redes sociais. É uma forma de alimentá-las com conteúdo útil, de qualidade.

Isso mostra que você se preocupa com o bem-estar dos clientes e vai além do óbvio para fazer com que os hóspedes se sintam confortáveis. Colocar as sugestões na web é uma forma de atrair para o seu hotel aquelas pessoas que estão pesquisando dicas sobre viagem.

Agora, você tem uma boa base de conhecimentos para alavancar os resultados do seu hotel e alcançar o sucesso nesse ramo.

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