Frigobar representa até 5% do faturamento

Você acha que o frigobar não é um diferencial no seu hotel? Engano seu. Ele faz a diferença tanto para os clientes, que escolhe um hotel de acordo com o que ele oferece, quanto para os hotéis que lucram com a venda dos produtos.

Quanto mais luxuoso, mais lucro o hotel obtém com as guloseimas e bebidas vendidas no quarto. Hotéis maiores e mais luxuosos chegam a ter 5% do seu faturamento baseado apenas no frigobar. Portanto, seu negócio pode ganhar muito com o uso do frigobar.

Como controlar o frigobar no hotel?

A forma mais comum é quando o próprio hotel administra o que é oferecidono frigobar. A camareira repõe diariamente e o hotel registra os itens consumidos no seu sistema de gestão. Depois disso, pode adotar o sistema “honorcheck out”, que é mais elegante. 

Quando a pessoa fazer o Confira, caso a camareira ainda não tenha feito a conferencia e reposição, o recepcionista pergunta se houve consumo, do que foi e confere com o anotado e/ou lança na conta.

Embora esse sistema seja o mais usado e o lucro seja maior, caberá ao hotel arcar com as perdas quando o alimento vencer sem ser consumido ou quandoa pessoa se esquecer de avisar algum item que consumiu. Quanto mais luxuoso, maior a variedade que pode ser oferecida ao hóspede. A variedade induz ao consumo e, consequentemente, aumenta a rentabilidade. Nesses hotéis é comum também que alguns itens não sejam cobrados e fiquem como um “mimo” para o cliente.

Terceirizar o serviço 

Outra maneira de controlar e oferecer produtos no frigobar sem se preocupar com as perdas é através da terceirização. Nesse caso, o hotel contrata uma equipe especializada, que repassa uma porcentagem do lucro para o hotel. 

Nesse caso o lucro é menor, mas não há prejuízo pois o que for perdido por data de validade, por exemplo, se torna problema do terceirizado. A receita, nesses casos, não passa de 1% do total do hotel, mas como vantagem, o local oferece essa comodidade ao hóspede sem interferir muito em sua rotina.

Há também o sistema de automatização do frigobar, que pode ser interessante para hotéis maiores. Com ele, fica mais fácil na hora de controlaro que foi consumido, porém, ao mesmo tempo, não permite que o hóspede pegue um produto apenas para decidir se quer ou não. 

Caso a pessoa retire um produto, terá que pagar porque o sistema é integrado e lança o valor do que foi retirado direto na conta do hóspede, no sistema de gestão do hotel, mesmo sem oconsumo.

Oferecer ou não o frigobar?

No geral, ter essa mini geladeira no quanto é um item importante para que para que os hóspedes possam consumir algumas bebidas rápidas, como uma água, um suco, iogurte ou uma cerveja. Alguns hotéis deixam o frigobar no quarto, mas para abastecê-lo, normalmente o cliente pede na portaria. Embora seja uma forma mais fácil de controlar o que é consumido, é pouco prático elimita um pouco a compra desses produtos. Ainda assim, é melhor do que não oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *