Comentários

Floripa: Conheça todas as belezas da Ilha da Magia!

Nosso dicas e viagens dessa semana volta novamente para o sul do brasil e aterrissa na linda capital Florianópolis, onde com suas praias paradisíacas, atrai milhares de turistas durante o verão. Mais como aproveitar o máximo seu passeio por Floripa? Continua com a gente que vamos te mostrar todas as belezas e encantos de Florianópolis.

A capital de Santa Catarina, Florianópolis, ou Floripa, como é chamada carinhosamente por seus moradores, teve como primeiros habitantes da região os índios tupis-guaranis. Praticavam a agricultura, mas tinham na pesca e coleta de moluscos as atividades básicas para sua subsistência.

Já no início do século XVI, embarcações que demandavam à Bacia do Prata aportavam na Ilha de Santa Catarina para abastecerem-se de água e víveres. Entretanto, somente por volta de 1675 é que Francisco Dias Velho, junto com sua família e agregados, dá início a povoação da ilha com a fundação de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis) – segundo núcleo de povoamento mais antigo do Estado, ainda fazendo parte da vila de Laguna – desempenhando importante papel político na colonização da região.

A partir desta data intensifica-se o fluxo de paulistas e vicentistas que ocupam vários outros pontos do litoral. Em 1726, Nossa Senhora do Desterro é elevada a categoria de vila, a partir de seu desmembramento de Laguna.

O apelido Ilha da Magia é perfeito para Florianópolis. As praias incríveis e a natureza da ilha realmente dão a impressão de estar num paraíso, diferente de qualquer capital do Brasil. Mas o significado do nome vai além da beleza natural.

O folclore local é muito rico e as histórias da Ilha dão um toque de fascínio aos lugares tão frequentados por turistas.

Que conhecer um pouco mais sobre a Ilha da Magia? Então continue com a gente.

O que fazer em Florianópolis?

Visite o centro histórico

A grande maioria dos turistas que vão a Florianópolis procuram passeios que envolvem mais natureza, como praias, trilhas e passeios de barco. Mais a cidade vai muito além de suas praias. Floripa é um baú cheio de história, reunindo prédios e fatos importantíssimos para a cultura do estado e do país.

Mercado público

Passear pelo centro histórico de Floripa pode ser um passeio muito interessante e enriquecedor, que vai te levar para uma outra época, onde tudo era totalmente diferente do que conhecemos hoje. Veja abaixo uma lista de pontos importantes a serem visitados no centro histórico da ilha:

  • Ponte Hercílio Luz
  • Praça Fernando Machado
  • Praça XV de Novembro
  • Palácio Cruz e Souza
  • Mercado Público de Florianópolis

Siga até o Beira Mar Norte

A beira-mar norte tem um ótimo calçadão para caminhadas. Seu visual é muito bonito e, pela orla e por ruas adentro, é enorme a variedade de bares e restaurantes. Andar pela beira-mar é uma boa opção tanto para o dia quanto para a noite – quando você também pode tirar uma foto da Ponte Hercílio Luz e de sua iluminação.

Avenida Beira Mar Norte / Foto Daniel Queiroz, ND

Praia do Moçambique

Praia Moçambique é a praia mais extensa de Florianópolis e uma das maiores de Santa Catarina. Os seus 8,5km de areias claras e macias garantem uma beleza natural intocada. Faz parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, uma reserva de aproximadamente 400 mil metros quadrados com vegetação predominante de pinus. Não há construção alguma no local e nem no caminho. A paisagem torna-se ainda mais deserta com as dunas, que cortam a linha entre a vegetação rasteira e o oceano.

As boas ondas e o sossego atraem os surfistas. Por não ter infraestrutura, a praia tem baixo fluxo de pessoas. É um lugar mais tranquilo para conhecer e passar o dia. Tanto na alta quanto na baixa temporada, os que mais frequentam são os surfistas.

Viaje pela história de Floripa

Legado das guerras, as fortalezas são excelentes opções de passeio histórico!

A maioria das visitações se dá por meio de barco, que partem do trapiche no centro, sob a ponte Hercílio Luz, de Sambaqui ou Canasvieiras. Neste passeio pelo mar da Baía Norte, uma verdadeira aula de história a céu aberto, você aprende sobre o papel da Ilha de Santa Catarina na ocupação do Brasil Meridional e sua influência na formação de países do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai.

As construções mais significativas deste período são as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, de São José da Ponta Grossa e de Santo Antônio de Ratones, que formavam o triângulo defensivo da Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. Posteriormente, foram construídos os fortes de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba,  de Santa Bárbara da Vila, São João, Lagoa, São Francisco Xavier e São Luiz (estes quatro últimos já desaparecidos), além da Bateria de São Caetano  da Ponta Grossa  e do Forte Marechal Moura de Naufragados.

Além das fortalezas da Baía Norte, os fortes de Sant´Ana do Estreito e Santa Bárbara da Vila estão abertos à visitação. Araçatuba, Naufragados e São Caetano permanecem como ruínas.

Essas fortificações são verdadeiras peças para a compreensão de como se dava a defesa armada da vila de Nossa Senhora do Desterro. Na ilha, portugueses e espanhóis planejaram e construíram a maioria delas no século XIX para se defender de ataques vindos pelo mar. Atualmente, são preservadas como Patrimônio Histórico Nacional.

Por muitos anos, o conjunto permaneceu abandonado e em ruínas. Atualmente, as fortalezas são gerenciadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e são os principais pontos de atração turístico-cultural da região, sendo visitadas anualmente por mais de 200 mil pessoas.

Dunas

Como áreas de preservação permanente, as dunas são, sem dúvida nenhuma, uma dos maiores pontos turísticos de Florianópolis. É praticamente impossível alguém visitar a Ilha e não ficar encantado com suas areias escaldantes.

As dunas estão localizadas na Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina, Praia dos Ingleses, Praia do Santinho, Praia de Moçambique, Praia do Campeche, Praia da Armação e na Praia do Pântano do Sul.

Dunas Joaquina/ creditos na imagem

No entanto, são três as formações mais procuradas por turistas. A menor, fica entre as praias de Ingleses e Santinho.

A praia de Ingleses possui ainda outra formação de dunas. Um pouco maior que a primeira, e é usada como trilha para ir até Moçambique.

A mais famosa de todas é a que separa a praia da Joaquina da Lagoa da Conceição. Nelas, aliás, nasceu o sandboard, também conhecido como “surf de areia”. Apesar de geógrafos argumentarem que a prática do esporte deteriora os bancos de areia, quem quiser sentir a emoção de descer as dunas em uma prancha pode alugá-la no local.

Ilha do Campeche

Localizada na costa leste da Ilha de Santa Catarina, em frente à Praia do Campeche, a Ilha do Campeche possui um rico ecossistema e abriga representativa parcela do patrimônio arqueológico do Estado de Santa Catarina.

Formada por costões e morros recobertos de Mata Atlântica, possui uma única praia com areia fina e extremamente clara. O mar, que tem coloração variando entre verde e turquesa, possui poucas ondas, agradando a mergulhadores e crianças.

Desde fevereiro de 1940, a Ilha do Campeche está sob os cuidados da Associação Couto de Magalhães, e atualmente está sob a gestão do IPHAN compartilhada com distintas associações que auxiliam na conservação do lugar.

Jurerê Internacional

Mansões hollywoodianas sem muros, clubes de praia com música eletrônica, gente jovem e bonita a perder as contas. Essa é Jurerê Internacional, o point mais badalado da já badalada Florianópolis. E onde tudo para saído de filmes americanos, com magnitude e luxo de cair o queixo. E é o bairro mais famoso da capital de Santa Catarina, aquele sempre procurado por turistas e locais que gostam de agito e da vida noturna como poucas no Brasil.

O bairro, na verdade, é dividido em dois. O lado “Internacional” é mais recente, com o projeto imobiliário que desenvolveu a urbanização planejada daquele pedaço (por ninguém menos que Oscar Niemeyer). Com ruas, construções, comércio e tudo mais idealizados nos mínimos detalhes visando a construção residencial atrativa e segurança de primeira, para fazer de lá o local mais seguro de Floripa. E há o lado “Tradicional”, o antigo Jurerê original que era chamada de Praia do Forte antigamente e é mais tranquilo e menos badalado.

Praia do Santinho

No norte de Florianópolis, ao lado da Praia dos Ingleses, fica a sofisticada e isolada Praia do Santinho. Conhecida pela prática do surf, a praia conta com ondas fortes, mar aberto e longa faixa de areia que, na sua parte mais ao norte, se transforma em longos campos de dunas.

No Santinho, o moderno se encontra com a história. É lá que está depositado um dos maiores acervos de arte rupestre em pedras de Florianópolis. Os trabalhos datam de mais de 5 mil anos.

Onde se hospedar em Floripa?

Separamos para você algumas hospedagens que são puro charme para você aproveitar ainda mais a Ilha da magia.

Das Nações Hotel

Situado na praia de Canasvieiras, na região norte da Ilha, o Das Nações Hotel tem uma localização estratégica, pois está sobre a Avenida de principal acesso à praia, 200m do centro comercial de Canasvieiras, a três quadras do mar e muito próximo dos principais centros de eventos e casas de shows de Florianópolis. Oferece aos seus hospedes acomodações novas e confortáveis. Além de ambientes amplos, piscina e um delicioso café da manhã.

Conheça mais sobre o hotel e faça já sua reserva em https://dasnacoeshotel.com.br

Hotel Porto Madeiro

A apenas 150 metros do mar, no centro de Canasvieiras, na região norte da ilha, você encontra o Hotel Porto Madeiro. O hotel se encontra perto das melhores atrações da ilha.  Com sua estrutura moderna e luxuosa, oferece aos seus hospedes acomodações confortáveis e modernas.

Conheça mais sobre o hotel e faça já sua reserva em http://www.hotelportomadero.com.br

Hotel Fenix

Próximo ao mar, no coração de Canasvieiras, você se encontra Fenix, um Apart Hotel que se destaca por sua estrutura de conforto e serviços. O hotel oferece aos seus hospedes apartamentos amplos e confortáveis. Para maior comodidade, Fenix Apart Hotel permanece aberto o ano todo.

Conheça mais sobre o hotel e faça já sua reserva https://www.hotelfenix.com.br/

Angá Jurerê Apart Hotel

O Angá Jurerê Apart Hotel é a opção perfeita para você que busca pousada ou hotel em Jurerê e Jurerê Internacional com conforto, próximo do mar, e que não abre mão do melhor custo x benefício. O Hotel fica localizado a apenas duas quadras do mar, aproximadamente 200 metros da bela e famosa praia de Jurerê em Florianópolis.

Conheça mais sobre o hotel e faça já sua reserva https://www.angajurereaparthotel.com.br

Pousada Dos Sonhos

Localizada à beira mar, você encontra a Pousada dos Sonhos, uma das mais completas opções de pousada e hotel em Jurerê e Jurerê Internacional. Próxima a renomados locais de entretenimento, comércio e restaurantes da região norte de Florianópolis, nossa Pousada oferece 22 acomodações diferenciadas, entre apartamentos e cabanas exclusivas. Uma estrutura completa para você e sua família, com localização e serviços exclusivos, e um visual paradisíaco que vai ficar pra sempre na sua memória.

Conheça mais sobre a pousada e faça já sua reserva em https://www.pousadadossonhos.com.br

Hotel Hola

O Hotel Hola fica localizado  a 7 minutos a pé da Lagoa da Conceição, a 4,4 km da Praia Mole e a 13 km do Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Souza).  Os quartos básicos oferecem também TV com tela plana, frigobar e Wi-Fi gratuito. Os quartos de categoria mais alta têm varanda. As comodidades incluem café da manhã gratuito servido em uma sala de jantar pitoresca, piscina externa e exposição de obras de artistas brasileiros.

Conheça mais sobre o hotel e faça já sua reserva pelo site http://hotelhola.com.br/

2S Hotel

Localizado no centro de Florianópolis, próximo ao Centro de Convenções, Assembleia Legislativa, Restaurantes, Bares, Mercado Público e os principais centros da capital catarinense, o 2S Hotel com o conceito de Hotel funcional, trazendo ao serviço de hospedagem tudo o que é ser sobre comodidade, praticidade e utilidade.

Conheça mais sobre o hotel e faça já sua reserva pelo site https://www.2shotel.com  

Pousada Solar do Santinho

A pousada Solar do Santinho fica localizada na Praia do Santinho, a pousada é um refúgio de 6.000m² de natureza e paz, e com uma linda vista para o mar. Oferece aos seus hospedes  aconchegantes apartamentos (alguns com vista para o mar), piscina, gazebo para descanso, sala de estar, mirante exclusivo, salão de   manhã e um belíssimo jardim onde cada flor foi pensada. A pousada está a apenas 100 metros da praia e 150 metros do Costão do Santinho.

Conheça mais sobre a pousada e faça já sua reserva pelo site https://www.solardosantinho.com/

Comentários