Como contratar os melhores profissionais para seu hotel ou pousada

Ter uma equipe qualificada é fundamental para o sucesso do seu hotel. Nesse sentido, saber como contratar os melhores profissionais é crucial para conseguir montar uma equipe eficiente e produtiva – e que traga bons resultados para o seu negócio.

Sabendo disso, neste artigo, vamos apresentar algumas práticas e ações que podem ajudá-lo a atrair e desenvolver os melhores colaboradores para o seu hotel ou pousada. Confira, coloque em prática e comece a montar um time imbatível!

Tenha objetivos e tarefas claras para cada função

Essa é uma etapa que muitas empresas acabam pulando. Como consequência, muitas vezes os candidatos que elas recebem não são os ideais para as vagas que abriram.

Para que isso não aconteça em seu hotel ou pousada, faça uma descrição das atividades e objetivos de cada tipo de colaborador em seu negócio. Assim, quando precisar contratar alguém novo, basta consultar essa listagem para entender exatamente o que o novo profissional deve ter.

Desenvolva um processo de recrutamento e seleção (e siga-o)

Contratação é algo sério e precisa de planejamento e processos muito bem definidos. Isso vai ajudar o recrutador a saber como agirem diferentes tipos de seleção de candidatos. É muito melhor ter algo definido do que deixar para decidir na hora – isso evita erros e aumenta a eficiência do recrutamento.

  • Quando procurar internamente antes de buscar profissionais de fora da empresa.
  • Em quais canais buscar.
  • Por onde o candidato deve se cadastrar (página específica ou direto no e-mail, por exemplo).
  • O que se deve fazer em caso de indicações.
  • O que deve ser avaliado na entrevista.
  • Quais são os valores fundamentais que o profissional precisa ter.
  • O que deve ser feito assim que o candidato for aprovado para a vaga.
  • Quais informações passar ao novo profissional.
  • Que treinamentos fornecer.

Essas são apenas algumas questões. Essa lista deve ser desenvolvida de acordo com a realidade de seu negócio. Crie esse importante documento e tenha um processo de seleção de colaboradores que seja profissional, objetivo e eficiente.

Planeje as entrevistas

Pormais que você planeje o que deve ser levado em conta na hora da entrevista (na criação do documento sugerido acima), cada conversa que você terá com os candidatos será única. Aliás, achar que todos são iguais é um grande erro nesse processo. Por isso, pesquise o histórico do candidato e planeje com antecedência as entrevistas, levando em consideração as características e experiências individuais de cada profissional.

Nesse sentido, é interessante adaptar as perguntas gerais para a realidade do entrevistado. Por exemplo:

  • Em vez de perguntar “O que você mais aprendeu em sua carreira?”, pergunte “Quais foram seus principais desafios na empresa X, e oque você aprendeu com eles?”.
  • Em vez de perguntar quais são os pontos fortes do candidato, pergunte “Vi que você colocou em seu currículo que fez parte do desenvolvimento do projeto A na empresa Y. Por que você considera isso importante?”.

Avalie a experiência e peça indicações

Sabemos que a experiência de um profissional é um dos seus atributos mais valiosos. Afinal, quanto mais experiência em determinada área, mais conhecimento elepossui neste respectivo setor. Por isso, valorize profissionais que tenham experiências anteriores – seja na área específica para a qual você está contratando, ou em outras áreas, mas empresas do segmento de hospitalidade.

Porém, não se esqueça de sempre checar as informações citadas pelos candidatos. Se possível, peça referências de seus empregos anteriores. Caso ele se negue a dar, você já saberá que há algo errado. A experiência é importante, sim, mas é fundamental avaliar os valores e a credibilidade do profissional que logo mais poderá ocupar uma posição em sua empresa.o

Analise o potencial dos candidatos

Efalando em coisas que são tão importantes quanto ou até mais importantes que a experiência, o potencial do candidato é uma das questões que você não pode deixar de avaliar na hora de escolher o melhor profissional para sua equipe. Entre um profissional com muito conhecimento e experiência, mas com valores diferentes dos da empresa, e outro com pouca experiência, mas com valores alinhados ao seu negócio, a segunda opção é sempre a melhor, uma vez que é possível ensinar as habilidades necessárias para o trabalho – com treinamentos e orientações –, já os valores e a postura que você espera de um profissional, isso não seensina, isso precisa vir com ele.

Por isso, não deixe de contratar alguém só porque essa pessoa não tem experiência, avalie seu potencial e seus valores para entender se vale a pena investir nesse profissional.

Leia também: Porque seus concorrentes estão utilizando um software hoteleiro

Cuide da reputação de sua marca

Não é somente você que escolhe os candidatos, os profissionais também escolhem trabalhar em sua empresa. Ninguém quer estar associado a um negócio com o qual não se identifica e do qual não tem orgulho. Por isso, cuidar da imagem de sua marca também é fundamental para atrair os melhores talentos e fazer com que eles tenham vontade de trabalhar em seu hotel ou pousada.

Para fazer isso, você deve focar em duas coisas: na satisfação dos hóspedes e também na satisfação de seus colaboradores (que são seus clientes internos). Promova treinamentos, motive a equipe e ajude os profissionais de seu hotel a se desenvolverem e evoluírem. Dessa forma, quando alguém perguntar a eles como é trabalhar nessa empresa, eles só terão coisas boas a dizer.

Ofereça benefícios e oportunidade de desenvolvimento

Bons profissionais querem ser bem recompensados e estão sempre buscando crescer profissionalmente. Se seu hotel quer atrair colaboradores assim, precisa se preocupar comos benefícios e oportunidades de crescimento que oferece a eles.

Durante o processo de seleção, deixe bem claro quais são os benefícios oferecidos (tanto os retornos financeiros – como comissões, salários, bônus e vales – quanto os não-financeiros, como promoções de cargos, treinamentos e cursos, ambiente agradável, abertura para novas ideias e assim por diante). 

Essas são algumas de nossas dicas. Esperamos que elas possam ajudá-lo a atrair eescolher os melhores profissionais para trabalhar em seu hotel ou pousada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *