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Como aumentar o número de reservas diretas para seu hotel

As reservas diretas são aquelas realizadas pelos hóspedes diretamente com seu meio de hospedagem. Elas podem ser feitas por telefone, e-mail, rede social, WhatsApp e, principalmente, pelo site do seu empreendimento, com ou sem o motor de reservas, sem a necessidade de intermediários, como as OTAs.

Existem diversas formas de estimular a iniciativa dos clientes, sem a interferência de outros atores, como agências ou sites de buscas.

Neste post separamos para você algumas dicas para aumentar as suas reservas diretas.

1. Invista em comunicação digital

Se você quer ter 100% do lucro e, portanto, não quer pagar comissão para terceiros, é preciso investir em comunicação digital. Ou seja, é preciso criar um site e a conta do hotel em uma ou mais redes sociais.

É necessário, também, criar conteúdo atrativo, divulgar e criar campanhas que promovam curtidas, engajamento, conversões em vendas, enfim, ações de marketing digital que façam com que o seu hotel se destaque entre tantos outros.

2. Use um motor de reservas

O motor de reservas é um recurso imprescindível dentro do site do hotel. Trata-se de um sistema em que o usuário poderá fazer a reserva diretamente, após se certificar da disponibilidade de datas, das tarifas, dos tipos de quartos e serviços oferecidos etc.

Em um sistema eficiente, o cliente fará sua reserva de forma rápida e o hotel receberá a informação imediatamente. Alguns sistemas são customizáveis e você pode, por exemplo, ter um calendário no qual as reservas aparecem automaticamente. É possível, também, integrá-lo a ferramentas de CRM.

3. Priorize a experiência online do usuário

O bom atendimento deve ser a tônica do seu negócio em qualquer ambiente. No mundo online, não seria diferente. Por isso, priorize a experiência online do usuário.

O site do hotel deve ser responsivo, de fácil acesso pelo celular, tablet, notebook ou desktop, e com carregamento rápido. E mais: deve ser intuitivo, ter boas imagens e linguagem clara e objetiva para atrair e facilitar a navegação.

4. Simplifique o formulário de pré-reserva

Se o seu hotel, ou pousada, está começando e você ainda não tem como investir em um motor de reservas, pode começar com um formulário de pré-reservas. A diferença é que o usuário não poderá pagar a hospedagem antecipadamente, como acontece com o motor.

Faça um formulário simples, com as informações essenciais, como nome, CPF, e-mail, telefone, endereço, a quantidade de pessoas que se hospedarão (quantos adultos e quantas crianças) e o tipo de quarto desejado.

O objetivo é apenas reservar um quarto e uma data. Posteriormente, no momento do check-in, o hóspede poderá fornecer informações mais completas.

5. Invista no pós-venda

O relacionamento com o cliente não acaba depois que ele faz o check-out — mantenha essa relação para fidelizá-lo. Pergunte como foi a experiência e peça para ele preencher uma pesquisa de satisfação. Use esse feedback para melhorar o atendimento.

Não se esqueça de enviar promoções e oportunidades para os clientes que saírem satisfeitos, com o link direto para a sua página de reservas. Aos demais, ofereça alguma compensação, como um desconto em uma próxima estada, para que eles se interessem em repetir a experiência.

Com essas dicas, os números da sua reserva direta com certeza melhorarão. Lembre-se de que marketing digital não é gasto, é investimento, pois os resultados são certos.

Informações: Blog Ominibees

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