Check-in online para hoteis sistema para hoteis

Check-in online para hotéis: por que você deve adotar?

Como hoteleiro, é muito provável que, nos últimos tempos, você tenha passado por uma mudança radical na maneira como os viajantes desejam reservar, fazer o check-in e, por fim, visitar os hotéis.

A pandemia acelerou a demanda por experiências sem contato. Embora interações como checkout móvel, entrada sem chave e automação estivessem ganhando popularidade em 2019 e antes, o valor da tecnologia sem contato nunca foi tão claro do que no momento.

O ponto importante a observar aqui é que é provável que pelo menos algumas dessas tendências sejam permanentes; com ou sem pandemia. Essas tecnologias e serviços flexíveis melhoram a experiência do hotel e representam uma oportunidade para os hoteleiros que adotam essas melhorias.

Uma dessas tecnologias é o check-in online para hotéis, que hoje passou de ser uma tendência para ser quase uma obrigatoriedade nos hotéis e sobre ela que vamos falar neste artigo. Acompanhe!

Você sabe o que é check-in online para hotéis?

O check-in online para hotéis nada mais é do que um ambiente que coleta as informações dos seus hóspedes para antecipar o check-in no balcão. É como se o hóspede preenchesse seus dados no balcão do hotel, mas com o check-in isso ocorre de forma online. Você pode enviar o convite através do email ou WhatsApp do seu hóspede. Assim, agiliza o processo de entrada no hotel.

Porque seu hotel deve adotar o check-in online?

Imagine um indivíduo que viajou o dia todo de avião, enfrentou filas e escalas, táxis e engarrafamentos para, finalmente, chegar ao destino. Nessas condições, qual o nível de disposição — e de empatia — para enfrentar uma fila ou preencher formulários de check-in tradicionais?

Essa é uma realidade muito comum, principalmente para quem viaja a trabalho e, por isso, aprendeu a valorizar cada segundo de tempo economizado para descansar e relaxar. Logo, proporcionar rapidez e eficiência na chegada ao hotel pode influenciar bastante a satisfação de seu hospede.

Sem contar também que estamos no meio de uma pandemia, onde o contato social não é mais o mesmo. Aglomerações em recepções não já não eram legais, hoje pode espantar seus hóspedes.

As vantagens não acabam por aí. Com todos os dados do cliente em mãos, você pode utilizar para fazer um bom marketing para seu hotel, como envio de promoções para seus clientes, lembretes de dias especiais como aniversários e datas comemorativas.  

check-in online para hotéis

Quais são os benefícios de adotar o check-in online?

Aumentar suas vendas

É possível aumentar as vendas do seu hotel através do processo de check-in.

Isso por que ele centraliza as informações do check-in e permite que você tenha acesso a informações importantes dos seus hóspedes, permite você compreender as preferências deles torando a experiência do hóspede único.

Com base nessas informações, você poderá desenvolver produtos e serviços que atenda a expectativa do seu público.

Centraliza todas as informações

Com o check-in online você centraliza todas as informações dos seus hóspedes em um só lugar. Com esses dados em mãos, várias ações de marketing podem ser elaboradas para fidelizar seus clientes e tornar a estadias deles únicos. Além disso, você consegue manter os dados dos hóspedes sempre atualizados.

Melhora a satisfação dos hóspedes

O check-in online para hotéis já se tornou um ponto fundamental para atender a expectativa do hóspede. Ou seja, não é nem uma questão de superá-la: se ele não tiver a possibilidade de fazer o check-in pelo computador ou celular, o seu nível de satisfação vai ficar comprometido. E a razão para isso é muito clara: estamos imersos em um mundo digital, que se caracteriza pela velocidade e pela praticidade. Isso já é o normal que as pessoas esperam, portanto, quando não recebem, ficam frustradas. 

Eficiência nos processos internos

Não são apenas os hóspedes que se beneficiam do check-in online para hotéis, é uma maneira muito segura de melhorar a eficiência dos processos internos.

O check-in e o check-out são procedimentos que consomem o tempo do funcionário e, se forem manuais, podem causar conflitos. Portanto, é importante integrar totalmente o check-in online ao sistema do hotel, e ao reservar um quarto outras pessoas não poderão mais acessar o site.

Isso ajudará a organizar e evitar que os profissionais “percam” muito tempo em tarefas operacionais que podem ser automatizadas.