Black Friday para Hotéis vale a pena?

Nas últimas semanas o termo Black Friday invadiu os anúncios,e-mails e vitrines de lojas dos diversos segmentos pelo mundo. No Brasil a“sexta-feira negra” acontece na última semana do mês de novembro, dia em que amaioria das lojas, seja ela física ou virtual, entra em uma mega promoção compreços baixos. Recentemente, alguns hotéis e redes hoteleiras vem apostandoneste movimento, oferecendo reservas com descontos de até 60%. É a tendência doBlack Friday no setor hoteleiro.

Mas será que vale a pena para o seu hotel ou pousada entrar nessa onda do Black Friday? Confira!

Primeiramente, o que é Black Friday?

O Black Friday tem sua origem nos Estados Unidos, sendo utilizado para designar a quarta sexta-feira do mês de novembro. Este acontece sempre um dia após o Thanksgiving Day, o dia de Ação de Graças, feriado comemorado na cultura americana. Apesar das diversas teorias de sua origem, há alguns anos, a data foi consolidada nos EUA, como a abertura oficial da temporada de compras natalinas, marcada pelas significativas promoções e baixa dos preços em todo o comércio.

Com o passar dos anos a sexta-feira das promoções foi ganhando o mundo, e atualmente diversos países perceberam o potencial de venda na data, passando então a praticá-la. No Brasil o Black Friday passou fazer parte do calendário comercial desde o ano de 2010. Lógico que como sempre, os brasileiros foram um pouco além, e criaram também o Pré-Black Friday, com descontos antecipados; o Black Week, com uma semana inteira de promoções; e o Black Weekend, com descontos e promoções por todo o final de semana.

Cases de Black Friday no setor hoteleiro

A Rede de Hotéis Deville anunciou no início do mês de novembro de 2017 que irá promover a Black Week, uma semana inteira com descontos de 40% no valor das diárias. “Nossa ideia é proporcionar às pessoas experiências de viagem, num período de temperaturas agradáveis, por um valor especial”. Explica o gerente de relacionamento com o cliente Deville, Lucas Raganhan.

Outro caso de Black Friday no setor hoteleiro é a rede de hotéis AccorHotels. Eles ofereceram diárias a partir de R$ 79 entre os dias 23 e 26 de novembro de 2017. No ano passado de 2016, a rede espanhola de hotéis Meliá também participou, concedendo descontos de 40% nas diárias de seus hotéis no Brasil e em outros destinos pelo mundo.

Vale a pena fazer promoção em plena temporada de verão?

Mas vamos a pergunta que não quer calar: afinal, vale a pena fazer promoção de reservas em pleno início da temporada de verão?

Paramuitos hotéis e pousadas localizados no litoral, as promoções nessa épocaacabam por se tornar desnecessárias. Tendo em vista o aumento das viagens e ademanda por hospedagem nesses locais, no período de férias e festas de fim deano. Mas ainda assim, para alguns, a alta temporada acaba deixando a desejar, eassim o Black Friday no setor hoteleiro começa a fazer sentido.

Qual a opção então?

Uma opção para você que tem a temporada de verão garantida, é aproveitar a fama do Black Friday para promover ofertas de reservas em períodos fora da temporada. A empolgação da data, dos preços baixos, e da palavrinha “promoção”, causam um certo incentivo a compra. Assim você já garante a receita destas reservas para os períodos de baixa temporada também.

Já para hotéis e pousadas serranas, a data é uma ótima oportunidade para criar ofertas e atrair o público que nem sempre procura por praias. Apesar de ser a minoria, o preço baixo pode dar aquela forcinha e garantir um up nas reservas.

Mas o Black Friday no setor hoteleiro, não tem segredo. O ideal é que cada hotel ou pousada analise seu histórico e mapa de reservas, observando em qual período há essa baixa na demanda de hospedagens. Logo, poderá mapear os melhores períodos a serem promovidos, e assim fazer valer a pena.

Leia também:  Dicas para seu hotel ou pousada mandar bem no fim de ano

DICA: Aproveite para dar uma olhada no calendário e procure fazer promoções paradatas específicas, como feriados, por exemplo. Assim você seleciona períodoscom maior probabilidade das pessoas terem interesse em viajar. Consequentementea venda se torna muito fácil.

Como anunciar?

O Black Friday no setor hoteleiro precisa de uma logística diferente de outros produtos ofertados. Normalmente a maioria das pessoas que consomem este tipo de serviço, estadias em hotéis e pousadas, precisam de um certo planejamento antes de efetuar a compra. Eles precisam de tempo para se organizar e planejar a viagem. Logo o ideal é que o Black Friday no setor hoteleiro seja uma Black Week, em que as reservas são anunciadas durante uma semana inteira.

Mas se a ideia de criar promoções para o Black Friday não havia passado ainda pela sua cabeça, e agora que você recebeu essa luz do além, e ficou interessado, corre que ainda dá tempo! O Black Friday no Brasil no ano de 2018, acontece apenas nessa semana que é, dia 23 de novembro. Ou seja, você ainda tem tempo para se organizar.

Depois volta aqui e conta pra gente se deu certa tá! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *