Comentários

São Luís do Maranhão: a Jamaica Brasileira

Embora sua atitude festiva pareça distintamente brasileira, São Luís é uma cidade encantadora que tem sua própria personalidade. As mansões de cor pastel e ruas de paralelepípedos fizeram do centro histórico da cidade um Patrimônio da Humanidade.

São Luís foi fundada pelos franceses, em 1612, mas coube aos portugueses darem à capital do Maranhão sua marca registrada – seu belíssimo estilo arquitetônico. Foram os lusitanos que deixaram como herança os mais de três mil sobrados e casarões que se espalham pelas ruas e praças do Centro Histórico, no bairro de Praia Grande. 

Você sabia que São Luís, capital do Maranhão, é conhecida como a Jamaica brasileira? O apelido veio por causa da influência que o reggae exerce e pela quantidade de ouvintes do estilo musical. O ritmo, que nasceu na Jamaica, atuou, e ainda hoje atua, fortemente na construção cultural da cidade.

A cidade está repleta de passeios em lugares incríveis, sem contar a proximidade com praias e recantos paradisíacos, como os Lençóis Maranhenses e Alcântara. Por isso, selecionamos dicas e o que fazer em São Luís. 

Visitar o Centro Histórico

Ir até São Luís e não conhecer os diversos casarões, sobrados e ruas de pedra é quase um pecado. Grande parte do acervo cultural, tombado pela Unesco, está no Centro Histórico de São Luís. Os casarões foram transformados em centros culturais, entre eles, não deixe de conhecer:

Casa de Maranhão

Um museu folclórico com visitas guiadas e um item da lista sobre o que fazer em São Luís que você não pode deixar passar. Ele foi restaurado em 2014, então está com um acervo bem completo de vestimentas, instrumentos e itens típicos das festas de Bumba-Meu-Boi.

Casa da Festa

O Casarão do século 19 reúne, em quatro andares, acervos, vestimentas e utilitários de ritos, como o Tambor de Mina, Carnavais e autos de Natal. A visita é guiada com nativos que têm conhecimento da cultura local. O passeio é imperdível para aqueles que desejam conhecer a região para além das paisagens.

Casa de Nhozinho

Com três andares, o casarão é recoberto de belos azulejos! A casa apresenta diversas obras do renomado artesão que deu nome à casa: Nhozinho, um dos mais importantes artesãos maranhenses. Ele foi mestre na talha de buriti, um tipo de árvore frutífera ainda pouco conhecida pelo Brasil. Entre essas artes estão as conhecidas miniaturas do folclore Bumba-Meu-Boi. A Casa de Nhozinho deve estar na sua lista de o que fazer em São Luís.

O centro histórico tem milhares de casas históricas para você visitar durante o dia! A noite as ruas são tomadas pelos bares, com músicas tradicionais da região e restaurantes, tudo em um clima muito agradável.

Aproveitar as Festas Folclóricas

O Bumba Meu Boi nasceu no século 18. É a principal festa popular do estado. Ela ocorre durante a segunda metade do mês de junho e vai até julho. Nesse período, centenas de grupos folclóricos vindos de todos os cantos do Maranhão transformam as ruas da capital em um enorme palco a céu aberto. Eles se apresentam ao redor de bois coloridos, em um festival marcado por danças e ritmos típicos e difíceis de serem esquecidos! Sem dúvida, esse é um item da lista sobre o que fazer em São Luís que você não pode deixar de fazer.

As festas acontecem entre os meses de julho a setembro

Conheça Alcântara

Alcântara, que é conhecida como “a cidade que parou no tempo”, fica a 1 hora e 20 minutos de barco ou lancha da capital e está na lista dos passeios prioritários de o que fazer em São Luís do Maranhão. A atração fica por conta das ruínas muito bem conservadas, com aparência e textura antiga, nunca reconstruída, mostrando a verdadeira história.

Ruínas da igreja de São Matias, em Alcântara – MA

É possível fazer um bate e volta no mesmo dia, apesar de não ser o mais indicado para quem realmente gosta de aproveitar o local e tirar boas fotos! Se for possível, opte por pernoitar na cidade, pois é no pôr do sol que o visual fica realmente deslumbrante! No dia seguinte é possível descansar na praia e almoçar com a maior tranquilidade.

Experimente as comidas típicas da região

Para quem gosta de experimentar novos sabores nos locais onde visita precisa experimentar a principal receita do Maranhão, o cuxá! Ele é uma espécie de bobó feito com folhas de vinagreira, papa de farinha de mandioca, gergelim torrado e socado no pilão e camarão seco. Parece saboroso, né?

Gastronomia maranhense é destaque em barracas do Arraial da Praça Maria Aragão – Foto/agenciasaoluis

Em São Luís, a mistura é servida com arroz e acompanha peixes e frutos do mar. A sobremesa fica por conta dos cremes de frutas regionais, como bacuri e cupuaçu.

As praias de São Luís

A praia junto aos hotéis da Ponta d’Areia é mais próxima do centro e por isso a mais popular (em todos os sentidos). A água é mais calminha.

Passando o farol, começa a praia de São Marcos — e com ela, a avenida Litorânea e seu calçadão à beira-mar, que continua pela vizinha praia do Calhau, a mais extensa (e famosa) da cidade. São Marcos é point de surfistas; o Calhau são para quem gosta de curtir em família.

Siga viagem até os Lençóis Maranhenses

Falar do Maranhão e não mencionar os lençóis Maranhenses é quase impossível. Vale a pena esticar aos Lençóis Maranhenses durante os três meses em que há sol e lagoas com bom volume d’água: do fim de junho ao fim de setembro.

Onde se hospedar em São Luís?

Blue Tre Towers São Luís

O Blue Ter Towers São Luís oferece aos seus hospedes uma estadia inesquecível. Com sua localização privilegiada, próxima à Praia do Calhau, com uma estrutura completa e pensada nos mínimos detalhes. Sem falar da gastronomia do hotel, que oferece aos hóspedes pratos deliciosos e típicos da região.

Conheça mais sobre o Blue Ter Towers São Luís e faça já sua reserva pelo site www.blutertowers.com.br

Rio Poty São Luís

O hotel Rio Poty São Luís conta com uma das mais belas localizações de São Luís, de frente para a Baía de São Marcos. O hotel traz uma superestrutura projetada para tornar a estadia de seu hóspede mais fácil, acessível e dinâmica na capital maranhense. São 142 apartamentos panorâmicos completos, com vista deslumbrante para o mar. Excelentes instalações e ambiente diversificado para negócios e lazer.

Conheça o Rio Poty São Luís e faça já sua reserva www.riopotysaoluis.com.br

Brisamar Hotel

O Brisamar Hotel fica situado a 2,1 km do estádio de futebol Orlando Scarpelli. O hotel disponibiliza aos seus hospedes quartos confortáveis em piso frio com Wi-Fi gratuito, TV com tela plana, frigobar e escrivaninha.  As cortesias incluem estacionamento e buffet de café da manhã servido em um restaurante casual. Outras comodidades incluem sauna e serviço de massagem (ambos mediante um custo adicional), assim como oito espaços para reuniões.

Conheça mais sobre o Brisamar Hotel e faça já sua reserva www.brisamar.com.br

Hotel Veleiros

O Hotel Veleiros fica estrategicamente localizado na Península da Ponta d’Areia, próximo às mais belas praias de São Luís, pontos turísticos e bares. Oferece aos seus hospedes apartamentos amplos e bem equipados com toda a modernidade que seus hospedes merecem e muito aconchegantes.

Conheça o Hotel Veleiros e faça já sua reserva www.veleiroshotel.com.br/

Pousada Portas da Amazônia

A pousada Portas da Amazônia proporciona aos seus hospedes uma viagem ao passado colonial brasileiro. A Pousada nasceu da restauração arquitetônica de uma casa colonial do ano de 1835, no centro histórico da cidade de São Luís. A Portas da Amazônia se funde com a cidade, refletindo a rusticidade, o calor e a história em cada aspecto: desde a fachada em estilo colonial, as grandes paredes de pedra e o jardim de inverno. Além disso conta com pizzaria com massas típicas italianas.

Conheça a Pousada Portas da Amazônia e faça já sua reserva portasdaamazonia.com.br/

SLZ Lagoa Hotel

O SLZ Lagoa Hotel disponibiliza aos seus hospedes apartamentos sob medida para executivos e turistas. Além disso, as acomodações são espaçosas e que belas decorações. Sem falar no delicioso café da manhã, que inclui uma variedade de frutas da estação, pães e frios. Você pode também desfrutar de especialidades regionais e de uma seleção de bebidas no restaurante do hotel.

Conheça mais o SLZ Lagoa Hotel e faça já sua reserva www.slzlagoahotel.com.br/

Hotel Adventure

O Hotel Adventure está localizado a 100 m da avenida Litorânea, com toda estrutura para melhor atender aos seus hospedes, recepção climatizada, restaurante com café da manhã, almoço e jantar, cardápio variado, espaço confortável e agradável, piscina adulto e infantil, mini academia, playground, terraço com vista para o mar.

Conheça mais o Hotel Adventure e faça já sua reserva pelo site www.hoteladventuresaoluis.com.br

Praiabella Hotel

O Praiabella Hotel situa-se apenas a poucos minutos da Praia do Calhau, na pitoresca cidade de São Luís e dispõe de acomodações modernas. O hotel apresenta uma piscina com vistas para o Oceano Atlântico. Os quartos são confortáveis e estão mobilados de uma forma simples, no entanto proporcionam comodidades modernas, como televisões LCD e ar condicionado. Todos os quartos têm uma varanda privada e alguns gozam de vistas panorâmicas sobre o Oceano Atlântico.

Costa Atlântico Hotel

Localizado em um dos principais e nobre bairro do Calhau em São Luís, o Costa Atlântico Hotel proporciona aos seus hóspedes, a perfeita combinação de lazer e negócios, estando próximo à shoppings, praias e centro da cidade. O hotel oferece aos seus hospedes confortáveis apartamentos, pensado no bem-estar da hospedagem. Além disso, diariamente, disponibiliza de um delicioso café da manhã em seu restaurante.

Conheça o Costa Atlântico Hotel e faça já sua reserva www.costaatlanticohotel.com.br

Hotel Ilha Costeira

O Hotel Ilha Costeira oferece aos seus hospedes serviços rápidos e práticos, sem abrir mãos do conforto e segurança. Conta com instalações novas e modernas, além de sua localização privilegiada, estando ao lado de uma das principais avenidas de São Luis, a avenida São Luis Rei de França, onde encontram-se excelentes opções para alimentação, supermercados, farmácias e bancos.

Conheça o Hotel Ilha Costeira e faça já sua reserva www.hotelilhacosteira.com.br/

Stop Way Hotel

O Stop Way Hotel fica situado perto de uma lagoa e a dois minutos a pé da praia da Baía de São Marcos. Oferece aos seus hospedes um atendimento de excelência, com um preço justo e diversos benefícios inclusos na diária. O hóspede poderá desfrutar dos diferenciais logo que chegar ao hotel, que terá um Coffee Shop no lobby. Além disso, café da manhã incluso na diária, Business Center com internet banda larga e rede wi-fi gratuita em todas as dependências.

Conheça o Stop Way Hotel e faça já sua reserva www.stopwayhotel.com.br

Pousada Tambaú

A Pousada Tambaú localizada na Avenida Litorânea, Praia do Calhau, a mais bela e acolhedora praia de São Luís, ideal para quem nos visita à negócios ou à lazer, frente aos melhores bares e restaurantes da orla, pertinho dos melhores lugares da cidade, onde com certeza você vai querer estar. A Pousada oferece aos seus hospedes acomodações modernas e aconchegantes, além de serviços de lavanderia e restaurante, tudo que você precisa em um só lugar.

Conheça a Pousada Tambaú e faça já sua reserva www.pousadatambau.com.br

Skina Express Hotel

O Skina Express Hotel está situado em São Luís, a 2 km do Centro Histórico. Os hóspedes podem desfrutar de comidas típicas da região em seu restaurante no local. Wi-Fi gratuito está disponível em toda a propriedade e estacionamento privado gratuito está disponível no local. O hotel traz aos seus hospedes apartamentos confortáveis e alguns quartos disponibilizam também de uma área de estar para sua conveniência. 

Conheça mais sobre o hotel e faça já sua reserva www.skinaexpress.com.br

E ai, gostou do nosso dicas de viagens dessa semana? Se você tiver alguma dica de viagem, não deixe de contar pra gente 🙂

Comentários