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9 dicas para explorar os canais de marketing digital na hotelaria

Marketing digital para hotelaria

O sonho de qualquer hoteleiro talvez seja ter todas as reservas do seu hotel ou pousada preenchidas. Contudo, essa não é uma tarefa necessariamente simples de executar. Por trás dos quartos ocupados e dos clientes satisfeitos, deve haver estratégias de marketing capazes de alcançar os resultados esperados, pois, por mais que as pessoas amem viajar, muitos fatores interferem na escolha do destino e local para hospedagem.

Nesse sentido, a evolução tecnológica e a popularização do acesso à internet modificou os hábitos de consumo dos clientes, e hoje eles procuram, cada vez mais, informações na web antes de adquirir qualquer produto ou serviço, a fim de atestar a sua qualidade. Isso impôs às empresas que se adaptassem a essa nova realidade e investissem em marketing digital, para convencer esse novo público.

Este artigo trará algumas dicas de como você pode explorar os canais de marketing digital na hotelaria, garantindo clientes satisfeitos, vagas preenchidas e recomendações positivas para o seu negócio. Confira!

Como criar estratégias de marketing para hotéis?

Para que as suas táticas de marketing deem certo, é fundamental que você garanta a qualidade do seu hotel. Isso envolve a infraestrutura do local, higiene, o conforto propiciado pelas acomodações, um bom atendimento, entre outros fatores que impactarão positivamente na experiência do hóspede.

Não esqueça que, dificilmente seu negócio atingirá o sucesso se você não oferecer aquilo que estava previsto nas campanhas de marketing. Ou seja, o serviço oferecido deve estar compatível com a propaganda que é feita a seu respeito. Isso fortalece a imagem do seu empreendimento e ajuda a fidelizar clientes — que podem ser promotores da sua marca—, o que é ótimo para a obtenção de bons resultados. Então, para que as estratégias de marketing funcionem, é preciso:

Ser singular

Para se destacar em um mercado marcado pela alta competitividade, precisamos manter um serviço e uma estrutura singular para ficar gravado na memória do cliente. Assim, para que a experiência seja marcante, você pode, por exemplo, oferecer lençóis coloridos, quartos arejados, com uma vista diferente ou um serviço personalizado.

Essas táticas, apesar de parecerem simples, dão vasão para que as pessoas saiam falando bem sobre a hospedagem. E, enquanto consumidores, sabemos o quanto a opinião de outros hóspedes conta na hora de escolhermos onde ficar durante uma viagem. Nesse sentido, um cliente encantado com o seu serviço é uma das melhores estratégias de marketing que existe.

Estar disponível

Como já mencionamos, a massificação do uso da internet criou uma tendência no consumidor de sempre pesquisar sobre algo, antes de adquirir. E essa ação é muito comum no que se refere à viagens e hospedagens. Portanto, é fundamental que sua empresa possua diversos canais de comunicação na web, seja site, blogs, perfil nas redes sociais, e-mails, entre outros.

Entretanto, criar esses canais, apesar de necessário, ainda não é o suficiente, pois você deve construir também estratégias de marketing que farão com que as pessoas encontrem seu hotel e, mais ainda, sejam atendidas e possam tirar as suas dúvidas. Ou seja, você precisa estar disponível.

Como construir um plano de marketing para hotéis?

Agora que sabemos a importância da elaboração de estratégias de marketing para o ramo hoteleiro, falaremos como você pode se beneficiar dos canais digitais para ganhar relevância entre os concorrentes. Atenção para as nossas dicas!

1. Entenda o poder do branding

O branging se refere à execução das suas táticas para que o seu negócio possa ser reconhecido de maneira positiva. Isso inclui a criação de símbolos que remetam imediatamente à sua marca. E, para que o seu hotel chegue nesse nível de reconhecimento, é preciso investir em estratégias de branding, pois elas podem aumentar a credibilidade do seu negócio.

2. Crie um site e um blog

Essa é uma dica fundamental. Necessariamente o seu hotel precisa ter uma página oficial na web, que funcionará como um hotel online e por meio dele, o cliente conhecerá seu negócio, a localização, acomodações e todas as outras informações que são cruciais para a decisão do hóspede.

Criando um site

O seu site precisa ser do tipo responsivo, ou seja, a sua layout (aparência) deve se adaptar a todos os formatos de tela. Isso é imprescindível, pois, sabemos que as pessoas costumam acessar a internet por meio de diversos dispositivos, principalmente smartphones e, caso haja uma demora no carregamento da página, o visitante pode, simplesmente, abandoná-la.

Faça uma apresentação do seu hotel com um texto de boas-vindas, instigando o cliente a conhecer um pouco mais sobre suas acomodações e redirecione-o para páginas que mostrem os o que o hotel pode fornecer. Não esqueça de caprichar nas fotografias, elas são uma referência muito forte do seu espaço físico. Além delas, deve haver também a descrição dos ambientes e serviços oferecidos.

Todas as informações referentes a contato e reserva devem constar na sua página oficial de modo objetivo e de fácil acesso. Também é conveniente oferecer um chat para atendimento.

Criando um blog

Você deve estar se perguntando sobre a real necessidade da criação de um blog, além do site, para o seu negócio. É simples. Hoje, além de oferecer seus produtos e serviços, as empresas também precisam fornecer informações sobre tudo o que envolve o seu ramo.

marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficaz que visa, não apenas a conversão das vendas, mas, sobretudo, a construção de uma relação de confiança entre você e o público, que terão as suas dúvidas sanadas e isso ocorrerá também no seu blog. Veremos, a seguir, um pouco mais sobre esse tópico.

3. Invista em Marketing de Conteúdo

Como já dissemos, o marketing de conteúdo consiste em oferecer conteúdos relevantes, claros, objetivos e bem elaborados ao seu público, com o intuito de informá-lo um pouco mais sobre o ramo em que a sua empresa atua. Essa estratégia faz com que as pessoas se sintam interessadas pelo seu produto ou serviço e acabam criando uma relação de confiança com o seu negócio.

No ramo da hotelaria, existe um universo de temas que você pode tratar em seu blog. Caso o seu hotel fique no Rio de Janeiro, por exemplo, você pode dar indicação de bons restaurantes em algum bairro carioca. Pode também oferecer informações de cunho histórico sobre determinado ponto turístico ou curiosidades sobre algum local. A lista é grande!

Estratégias de SEO

Uma vez que você elaborou o conteúdo do seu blog, é preciso que ele apareça entre os primeiros resultados nos sites de busca. Para tanto, você pode se utilizar das estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca). Essa tática consiste na produção de um conteúdo relevante e bom uso das palavras-chave.

4. Produza um vídeo institucional

Vídeos são ótimos formatos pra disseminação de informação e também são os mais consumidos na internet. Isso acontece porque ele é objetivo, dinâmicos e de fácil assimilação. O vídeo institucional, por sua vez, cumpre o papel de apresentar seu negócio para o público. Para a hotelaria, é uma excelente oportunidade de mostrar a estrutura, os serviços e valores do hotel.

É importante informar que eles devem passar uma mensagem breve, porém, trazendo as informações que são essenciais para os seus clientes.

5. Use o potencial das redes sociais

As redes sociais hoje cumprem um papel fundamental para a comunicação. Para se ter uma ideia, estima-se que o Facebook possua hoje cerca de 2.895 bilhões de usuários. Esse número só reforça o quanto que as empresas devem estar presentes nessas ferramentas, aproximando-se do seu público, entendendo suas dores e demandas.

Portanto, crie uma página nas principais redes e utilize nelas a linguagem do consumidor que você deseja atrair. Interaja com os seus seguidores, mostrando aptidão para escutá-los e tirar as suas dúvidas. Isso é essencial para aumentar o engajamento da sua página e torná-la mais popular.

Além disso, desenvolva uma estratégia visual que construa e fortaleça a identidade da marca. E não esqueça de oferecer informações sobre o hotel, a localização, canais para contatos e o compartilhamento de um link que leve o visitante para a sua página oficial. As redes sociais também permitem a divulgação de fotos e vídeos, aproveite para apresentar o hotel e seus benefícios.

6. Utilize os anúncios para hotéis do Google AdWords

O Adwords para hotéis possui uma configuração que permite aos hotéis e pousadas surgirem em uma seção de destaque entre os resultados da busca. Sabemos que os usuários desses sites, como o Google, não costumam ir até a segunda página de resultados e, geralmente, clicam apenas nas primeiras opções.

Aparecendo em destaque e colocando a sua hospedagem em um local mais visível, aumentam as chances de seu hotel fechar negócio e atingir um público cada vez maior. Assim, nesses anúncios estarão disponíveis algumas informações, tais quais:

• Avaliação do hotel;

• Imagem das acomodações;

• Valor médio da diária.

7. Valorize as avaliações de hóspedes

Como já dissemos, é muito comum nós procurarmos um hotel por conta de alguma indicação, ou avaliação de outras pessoas que já se hospedaram no local. Inclusive, hoje, existem sites especializados em indicar hotéis utilizando essas críticas. Nesse contexto, podemos perceber que um hotel com uma nota média muito baixa tem pouca procura em relação àqueles com mais elogios.

Além disso, quando você permite aos seus hóspedes opinarem sobre a sua experiência, é possível verificar quais pontos precisam ser melhorados e colocar em prática estratégia que visem a satisfação do seu cliente. Para tanto, algumas medidas podem ser adotadas, veja:

  • Investimento na qualidade do seu serviço e das acomodações;
  • Utilizar fotos e vídeos que transmitam a realidade do local, sem “maquiagens”, afinal, o cliente vai perceber que foi enganado ao chegar nas instalações;
  • Responda todos os comentários, até aqueles negativos e se mostre com disposição para sanar os transtornos dos hóspedes, mesmo eles não estando mais no hotel;
  • Ao receber um comentário positivo, agradeça e tente manter a qualidade do que foi apontado pelo hóspede.

8. Ofereça descontos

Todo mundo adora um desconto e isso pode ser decisivo na hora de escolher um hotel. Contudo, essa ação deve ser muito bem planejada para que seu caixa não seja desfalcado. Então, ao divulgar uma promoção crie na sua mensagem um senso de urgência para que o público entenda que não pode perder a oportunidade. Além disso, você pode desenvolver algumas estratégias, tais quais:

  • Descontos sazonais para aquele período em que o fluxo de hóspede cai de maneira significativa (baixa temporada);
  • Descontos relâmpagos: você deve aplicar esse desconto caso verifique que as datas para o fim do mês ainda não foram preenchidas. Ofereça uma dedução significativa, de preferência para datas próximas;
  • Descontos para grupos específicos: esse tipo de desconto vai bem em qualquer época do ano, e você pode oferecer a casais ou turmas de faculdade, por exemplo;
  • Quando oferecer as promoções, deixe-as explícitas nos seus canais de comunicação, principalmente no seu site, pois lá é permitido a utilização de pop-ups e banners temporários. Nessa hora, use a imaginação para dar um nome bastante chamativo e divertido ao desconto.

9. Faça parcerias com influenciadores digitais

Os chamados influenciadores digitais são aquelas pessoas muito famosas na web, geralmente com milhões de seguidores, que ditam moda e tendências em diversos ramos. Assim, negociar parcerias ou contratos com eles, seu hotel pode ganhar uma expressiva notoriedade.

Contudo, é preciso escolher bem essas pessoas, pois elas devem se comunicar com o seu púbico alvo e não podem estar envolvidos em controvérsias ou polêmicas, já que isso pode prejudicar a imagem do seu negócio.

A evolução da tecnologia permitiu que novas estratégias de vendas fossem criadas. O ambiente virtual, cada vez mais utilizado pelas pessoas para a aquisição de produtos e serviços, possibilita uma gama de canais e estratégias para se chegar mais perto do público e construir com ele uma relação de confiança.

Nesse contexto, as estratégias de marketing digital para hotelaria pode promover a sua marca, aumentar suas chances de venda e estabelecer a sua imagem em um mercado cuja característica principal é a competitividade.

Se interessou por esse assunto? Deseja desenvolver estratégias assertivas para o seu negócio? Então, entre em contato com a gente para que possamos ajudar você!

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