Novidades e Dicas Voltar

CHANNEL MANAGER – SIMPLIFIQUE SUA GESTÃO DE VENDAS ONLINE

Channel Manager, Gestor ou Gerenciador Canais, trata-se de um software que lhe permite gerenciar as tarifas e disponibilidades das reservas, anunciadas em diferentes canais de venda (Ota’s), centralizando tudo em um só lugar.

Para quem quer aumentar as chances de venda, anunciando as acomodações em mais de um canal de venda online, o uso de um gerenciador de canais é indispensável. Assim se torna possível controlar todos os anúncios em uma só plataforma, evitando os riscos de overbooking*.

O que é overbooking? Overbooking na hotelaria, é uma expressão utilizada quando o meio de hospedagem recebe mais reservas do que poderia acomodar.

COMO O CHANNEL MANAGER FUNCIONA?

O Channel Manager funciona integrado a um software hoteleiro ou não. O mais indicado e o mais comum, é que haja essa integração. Assim além de você gerenciar as vendas, você também consegue manter um mapa de reservas organizado, de forma a encaixar as ocupações da melhor e mais lucrativa forma.

 

QUANDO HÁ INTEGRAÇÃO COM O PMS

A integração do Channel Manager com o seu Sistema de Gestão Hoteleira (PMS), é chamada de integração bidirecional. Ela recebe este nome pois opera em duas direções, com os canais de vendas e com seu PMS.

Após efetivar a integração do gestor de canais com seu sistema hoteleiro, e cadastrar corretamente as acomodações e tarifas nas ota’s de sua preferência, o Channel Manager irá funcionar como um centralizador de informações.

Como assim?

É Simples. Quando o cliente efetua uma reserva lá no canal de venda (no booking por exemplo), o gestor de canais irá captar esta informação e lançar a reserva diretamente no mapa de reservas do seu sistema.

O gestor também irá atualizar automaticamente esta disponibilidade nos demais canais que você anunciou, mandando uma informação de que esta acomodação não está mais disponível para venda.

Mas também pode acontecer de outra forma. Quando você efetua uma venda direta, venda balcão ou walkin, e você mesmo lança a reserva no mapa de reserva, o gestor igualmente capta a informação e ajusta a disponibilidade tirando o quarto do ar nos canais que estavam sendo anunciados.

Parece complexo, mas não é. Na prática tudo funciona de forma automática, e você não precisa se preocupar com nada.

Depois que faz a integração com seu PMS, e o cadastro das tarifas e locais, não têm segredo, o sistema funciona quase que por conta própria. Além disso, ao contratar o gestor de canais, um profissional responsável deverá te dar todas as direções sobre o seu devido funcionamento.

 

QUANDO NÃO HÁ INTEGRAÇÃO COM O PMS

Apesar de não ser o mais indicado também é possível ter um gestor de canais sem integração com PMS, estando conectado apenas com os canais de venda online.

Nesse caso, você pode gerenciar as reservas da mesma forma que foi citado acima, a única diferença, é que você não conseguirá organizar as disponibilidades em um mapa de reservas. O que lhe impossibilita de ter uma visão mais ampla da ocupação dos quartos.

 

ENTÃO É POSSÍVEL INTEGRAR O MEU SISTEMA DE GESTÃO HOTELEIRA COM ESSE GERENCIADOR DE CANAIS?

Sim é possível, mas para isso o seu software hoteleiro precisa ter integração com algum gerenciador, caso contrário, você terá que pesquisar um novo PMS que lhe possibilite esta ação.

SB Hotel, já oferece integração com um Channel Manager, cujo qual é integrado a mais de 300 canais de venda online.

Confira outras Novidades e Dicas
Silbeck