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5 formas de usar CRM na hotelaria para melhorar a experiência do hóspede

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O que é CRM?

CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management (que, em tradução livre para o português, significa gestão do relacionamento com o consumidor).

Basicamente, o termo diz respeito a uma série de estratégias e ações que têm o objetivo de entender e conhecer profundamente os consumidores e, assim, antecipar e atender suas necessidades.

A sigla “CRM” também é utilizada para designar sistemas que auxiliam nessas ações. Os sistemas CRM são soluções tecnológicas que reúnem informações e promovem ações relacionadas às estratégias de gestão do relacionamento com o consumidor.

 

A importância do CRM na hotelaria

Atualmente, já não basta oferecer o melhor serviço, é preciso promover o melhor serviço para um hóspede específico, de acordo com suas necessidades particulares. É nesse sentido que as ferramentas digitais, tais como o CRM, ajudam a deixar o atendimento do seu hotel mais humanizado e personalizado.

 

Confira a seguir 5 dicas sobre como utilizar um software de CRM na hotelaria para criar uma experiência diferenciada para os hóspedes.

1 – Registro do feedback dos hóspedes

É fundamental que o seu hotel ou pousada tenha uma forma de registrar as reclamações e avaliações dos hóspedes – seja por meio de um formulário online ou até mesmo uma caixa de sugestões.

2 – Identificação do padrão de consumo

Outra maneira de utilizar o CRM na hotelaria de forma eficiente é observando e registrando os hábitos de consumo e comportamento do hóspede dentro do hotel para saber exatamente o que oferecer para ele.

3 – Integração com redes sociais

O CRM na hotelaria permite a integração com plataformas de redes sociais – outra fonte de informação valiosa para conhecer melhor o hóspede e personalizar o atendimento.

4 – Venda do mix de serviços do hotel

O CRM na hotelaria também pode ajudar a aumentar a rentabilidade do estabelecimento por meio do monitoramento de compra dos hóspedes durante a estadia.

Ao verificar se o cliente está utilizando ou não determinado serviço, é possível fazer ofertas especiais para incentivá-lo a usufruir dos serviços e adquirir os produtos oferecidos pelo hotel. 

5 – Personalização do atendimento

O segmento de turismo já tem hotéis e pousadas especializados em nichos específicos de mercado e que o sucesso desses estabelecimentos está intimamente ligado à customização do serviço.

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